A casa de leilões Bonhams vai realizar um leilão aguardado em 3 de dezembro, em Hong Kong, com câmeras fotográficas para deixar fãs da área babando. Porém, entre modelos icônicos e já fora de uso de fabricantes como Leice, Nikon e Hasselblad, alguns itens chamam ainda mais a atenção.
O leilão terá também câmeras usadas para espionagem e em diferentes fases da história, de antes da Primeira Guerra Mundial até a Guerra Fria. Outros modelos abaixo foram lançados sem esse propósito, mais como uma novidade para lazer. Porém, em épocas assim, é difícil pensar que elas não seriam usadas dessa forma.
No maior estilo James Bond (que está em cartaz com "007 Contra S.P.E.C.T.R.E." nos cinemas brasileiros e aparece na imagem acima interpretado por George Lazenby), confira abaixo algumas das câmeras-espiãs disponíveis — que seguem o manual e são super discretas, posicionadas em relógios e até caixas de cigarro.
Câmera em pacote de cigarros Lucky Strike com medidor de luz em pacote de fósfotos (Mast Development Corp, Estados Unidos, 1949)
)
Câmera Ticka em relógio (Houghtons Ltd, Inglaterra, 1904)
)
Câmera Doryu em forma de arma (Doryu Camera Co, Japão, 1952)
)
Câmera Mamiya em forma de arma (Mamiya Camera Co, Japão)
)
Câmera Taschenbuch em livro (Haake & Albers, Alemanha, 1888)
)
Câmeram em relógio para colete (C.P. Stirn, Alemanha, 1886)
)
Câmera em relógio de pulso ABC (Steineck, Alemanha, 1948)
)
Câmera em anel GF81 (Gian Paulo Ferro, Itália)
)
- Leia também: Os 7 melhores celulares para fotografia em 2025
Câmera espiã Minox 8245 (VEF, União Soviética)
)
Os valores iniciais para lances são bem variados, mas todos salgados — afinal, tudo lá é uma raridade. A câmera Lucky Strike, por exemplo, tem preço flutuante entre R$ 150 e R$ 240 mil antes mesmo de entrar em leilão.
Qual câmera semiprofissional você indica? Comente no Fórum do TecMundo
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)