Se você já teve contato com tecnologia, hardware e computadores pelo menos uma vez na vida, é praticamente certo que você tenha encontrado a marca Gigabyte estampada por aí, principalmente em placas-mãe, um dos produtos mais conhecidos da companhia em nosso país.
Este ano é especial para a Gigabyte pois ela está completando 30 anos. A empresa foi fundada em 1986 em Taiwan e se firmou, desde o início, como uma das principais fabricantes de placas-mãe do mundo, disputando a liderança lado a lado com a Asus, sua principal concorrente no setor.
Mas não é só disso que vive a Gigabyte. Com o crescimento do mercado de tecnologia, a empresa passou a ser também um dos maiores players do mercado em placas de vídeo e atualmente possui periféricos em geral para equipar máquinas de jogos profissionais, sem contar notebooks, tablets e até mesmo celulares.
A Gigabyte nunca brincou em serviço: nesses trinta anos de existência, ela tratou de se firmar como uma das 100 maiores companhias de tecnologia da Ásia e já está estre as 20 maiores marcas de Taiwan, possuindo um valor de mercado de mais de 130 milhões de dólares. Ela emprega cerca de 8 mil funcionários e se orgulha em dizer que em todos esses anos já recebeu mais de 12 mil prêmios de inovação em tecnologia.
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Como crescer em um mercado tão competitivo
Criar uma companhia de tecnologia não é algo fácil. Uma que consiga expandir o seu mercado para todo o mundo é mais difícil ainda e não foi diferente para a Gigabyte. Para atingir o sucesso, ela diz que reconheceu o valor da integração da informação desde cedo e isso foi um passo importante para sobreviver em meio à concorrência do setor.
Um dos processos empregados por ela foi a integração de informação interna para externa. Projetos iniciados a partir de controle de risco de inventário, controle de riscos financeiros para controle de risco do negócio etc. Tudo isso contribuiu para o crescimento e a expansão dos negócios.
Com a maturidade do setor e o crescimento da competição entre as marcas, a Gigabyte partiu para o desenvolvimento de novos produtos para satisfazer outras necessidades do mercado de consumo, buscando sempre se manter competitiva no setor.
A ideia principal é construir todo o mundo digital, ou seja, prover aos indivíduos todos os produtos que cercam seu meio. Isso inclui não somente placas-mãe — que ainda são um dos principais produtos da companhia —, mas também placas de vídeo, que a Gigabyte se orgulha de dizer que tem fabricação própria, ao contrário de outras empresas que terceirizam a produção.
Além disso, a empresa desenvolve uma série de outros periféricos para computadores, inclusive acessórios para gamers como mouses e teclados, mercado que está em forte expansão pelo mundo hoje em dia, principalmente graças aos eSports. Seguindo nessa linha, ela também possui notebooks que abrangem todos os mercados: desde corporativo até máquinas de alto desempenho.
A Gigabyte possui uma linha de desktops e máquinas do estilo “tudo em um”, aquelas em que todo o hardware fica encapsulado junto com o monitor. Para quem quer economizar espaço também há a linha Brix, miniPCs com um hardware poderoso e que são extremamente compactos, ideiais para serem fixados atrás de monitores ou até mesmo televisores, solução apropriada para media centers, por exemplo.
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No entanto, desenvolver produtos para todos os setores é apenas uma parte da cadeia. Para dar vazão ao negócio — e tentar manter os clientes satisfeitos —, a companhia desenvolveu uma grande rede de distribuição, suporte e serviços por todo o mundo, inclusive aqui no Brasil, onde a empresa atua já há vários anos, fabricando, comercializando e dando suporte em território nacional.
De olho nos consumidores
Segundo a Gigabyte, uma de suas principais políticas sempre foi orientar a cadeia de produção ao consumidor, do início ao fim. A posição oficial da empresa é manter o foco sempre nas necessidades dos consumidores. De acordo com ela, a experiência dos clientes é algo tangível que foi aprendido, compreendido e concretizado na forma de preocupação com os clientes.
É claro que algo assim é dito por todas as empresas, mas os 30 anos de vida mostram que a fórmula está dando certo. Para garantir a qualidade dos produtos, a empresa procura utilizar componentes de qualidade em quase tudo o que produz, além de oferecer a rede de serviços completa por todo o mundo sempre visando uma excelente experiência. A companhia diz estar sempre um passo à frente do público, procurando se antecipar aos movimentos de mercado e oferecer produtos para todos os setores em que trabalha. O lema “Upgrade Your Life” é a ideia principal e os valores que inspiram a cultura da corporação.
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Em termos de qualidade, a Gigabyte se orgulha em falar da marca “Ultra-Durable”, algo como ultra durável, em tradução livre. Para poder aplicá-lo nas placas-mãe, foi definida, lá em 2006, uma série de diretrizes importantes para aumentar a durabilidade e a eficiência das placas. Uma delas são os capacitores sólidos em todos os modelos. No mesmo caminho, em 2007, a Gigabyte lançou a primeira fonte de energia controlada por software.
O Ultra Durable é uma marca utilizada até hoje pela Gigabyte e já conta com uma série de diferenciais importantes para aumentar a durabilidade dos produtos, o que inclui aplicar uma maior quantidade de cobre nas trilhas de transmissão das placas, o que consequentemente melhora a transmissão de energia, fazendo com que o uso prolongado dos equipamentos seja garantido. Junto com isso, vemos recursos como DualBIOS, portas USB com proteção de energia e mais uma série de itens que buscam aumentar a qualidade do conjunto e trazer mais estabilidade ao computador.
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Algumas decisões da empresa, como a troca de componentes de algumas placas de uma revisão para outra, podem ter causado certo descontentamento entre o público, mas isso dificilmente ofusca a qualidade da linha G1 Gaming, que traz produtos de excelente qualidade. A Gigabyte continua sendo uma das principais marcas de hardware do mundo.
E que venham os próximos 30 anos.
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