menu
Tecmundo
Internet

Google Drive: Como importar anexos do Gmail

Uma forma simples de poupar tempo fazendo com que os arquivos recebidos por email sejam armazenados automaticamente na sua conta dentro do serviço de compartilhamento da Google.

24/05/2012, às 09:44

O antigo sistema de armazenamento e de criação de documentos chamado Google Docs agora leva o nome de Google Drive. Apesar de isso não ser uma grande novidades, já que o lançamento do produto ocorreu há algum tempo, novas formas de utilizar o serviço ainda estão sendo descobertas.

A utilidade do Google Drive é imensa. Ele aliou as funcionalidades já conhecidas do Google Docs com características do Dropbox, oferecendo 5 GB de espaço para armazenamento gratuito de dados. Porém, a Google oferece uma variedade muito grande de serviços para que você fique preso apenas a um deles.

Então, porque não juntar as facilidades do Gmail com as do Google Drive fazendo com que os anexos recebidos por email sejam armazenados automaticamente? Pois é exatamente isso que você vai aprender com este tutorial.

Sincronize o Gmail com o Google Drive

1. Acesse a sua conta no Google Drive e crie uma pasta (ou Collection) com o nome “Gmail”;

2. Depois entre no Gmail e crie um marcador com o nome Google Drive;

3. Clique neste link e, quando o Google Drive mostrar a página, confirme a abertura do documento selecionando a opção “Yes, make a copy”;

4. A nova página exibe uma planilha pronta, na qual aparecem algumas instruções sobre os passos anteriores. Na parte superior da tela, encontre o menu “Gmail (Click here)” e selecione a função “Initialize”;

5. Nesse momento, o programa abre uma tela avisando sobre as ações que serão feitas e pede para que você confirme o processo;

6. O Google informa que a ação que você pretende realizar não é de responsabilidade da empresa. Nessa tela, clique em “Conceder acesso”;

7. Feito isso, a tela do Google Drive volta a aparecer. Clique novamente sobre o item “Gmail (Click here)” e selecione a opção “Run” para que o programa seja rodado;

8. Agora volte ao Gmail e coloque as mensagens que contenham anexos sinalizadas pelo marcador “Google Drive”. Com isso, os arquivos que acompanharem o email são baixados e armazenados no Google Drive automaticamente.