Sabemos que pessoas que se aproveitam da boa vontade de outras existem desde sempre, mas com a internet esses indivíduos parecem ter se proliferado a uma velocidade assustadora. Já falamos sobre diversos casos de golpes online, como você pode conferir clicando aqui, aqui, aqui e aqui, só para citar alguns.
Agora o esquema mais recente a circular pela rede mundial de computadores se aproveita do recente anúncio de que o Facebook vai receber uma espécie de botão “Não Curti” para se aproveitar dos mais incautos. A pessoa é convidada a responder uma pesquisa online, o que supostamente vai garantir acesso antecipado à nova funcionalidade.
Apesar de já existir muita gente “vacinada” contra essas pegadinhas, usuários com menos experiência ainda tendem a cair em ciladas como essa. As respostas dadas na pesquisa, que normalmente envolvem diversos dados pessoais, então são fornecidas para diversas empresas que enchem a pessoa de propagandas não desejadas. Isso, claro, quando não há uma verdadeira infestação de programas maliciosos instalados no computador do usuário mais inexperiente.
Além do mais, o tal botão “Não Curti” (que provavelmente não terá esse nome) deve sair para todo mundo de uma vez, já que servirá como uma ferramenta para mostrar solidariedade, e não para negativar comentários e postagens. Afinal, é muito estranho alguém postar que seu bichinho de estimação está morrendo e ver as pessoas “curtindo” aquela publicação, por exemplo, como se fosse algo positivo, embora elas estejam apenas querendo indicar simpatia.
- Leia também: O vazamento de 183 milhões de contas: a engenharia por trás da exposição que atingiu brasileiros
Quais os cuidados que você toma para evitar esses golpes eletrônicos? Comente no Fórum do TecMundo
)