menu
Tecmundo
Celular

Google Pixel possui selo IP53 — saiba por que isso não é uma coisa boa

O IP53, basicamente, não é nada especial: todo smartphone que você já usou na sua vida oferece um grau de proteção contra poeira e respingos

Avatar do(a) autor(a): Felipe Payão

10/10/2016, às 09:27

Google Pixel possui selo IP53 — saiba por que isso não é uma coisa boa

Fonte:

Imagem de Google Pixel possui selo IP53 — saiba por que isso não é uma coisa boa no tecmundo

Normalmente, quando um smartphone top de linha é lançado, a fabricante ostenta com orgulho a certificação IP68. Porém, você sabe o que isso significa? O IP68 é uma "prova" de que o aparelho é "protegido contra os efeitos de longa imersão na água" e "totalmente protegido contra poeira". Uma certificação importante para tops de linha que, infelizmente, não está presente nos novos smartphones da Google, o Pixel e o Pixel XL.

Ambos os celulares da Google chegam com a certificação IP53. Esse selo garante apenas as seguintes proteções: "contra poeira que pode danificar o aparelho" e "respingos de água". Ou seja, uma certificação que não será usada para destacar os pontos positivos dos Pixels na estratégia de marketing.

A classificação IP funciona avaliando os aparelhos em dois quesitos representados pelos numerais. Você vê abaixo a tabela e pode chegar as diferenças entre IP53 e IP68.

undefinedTabela IP

O IP53, basicamente, não é nada especial: todo smartphone que você já usou na sua vida oferece um grau de proteção contra poeira e respingos. Então, se você é uma pessoa que prima pelo IP 68, talvez fique chateado.

O que você pensa sobre isso? Vale lembrar que o Samsung Galaxy S7 e o Apple iPhone 7 — o último, após anos sem o selo — possuem o IP68 e o IP67, respectivamente.



Felipe Payão é jornalista, editor-chefe do TecMundo e especialista em cibersegurança com foco em cibercrime há 11 anos. Payão possui três prêmios especializados: ESET Jornalismo Segurança da Informação América Latina, Comunique-se 2021 e Especialistas da Comunicação.