(Fonte da imagem: Divulgação/Google)
Em meio aos rumores de que o Google Drive pode ser lançado ainda hoje, os primeiros detalhes concretos sobre o novo serviço vazaram, pasmem, por meio do blog francês da empresa. Em um post já retirado do ar, a companhia detalha algumas das funções do serviço e revela os preços das assinaturas mensais.
O plano básico do Google Drive oferece 5 GB de armazenamento gratuito. Esse total, porém, pode ser expandido para até 16 TB desde que o usuário pague uma taxa mensal de US$ 4 (cerca de R$ 7,50) por cada 20 GB de espaço adicional.
O serviço também contará com uma integração completa com o Google Docs, permitindo a colaboração em tempo real e o compartilhamento de diversos formatos de mídia, como textos, imagens, músicas, vídeos ou até mesmo arquivos com formatos proprietários do Photoshop ou Illustrator, por exemplo.
- Leia também: Home office: 114 vagas para trabalho remoto [26/10]
Os arquivos poderão ser acessados de qualquer lugar por meio de aplicativos para os sistemas operacionais Android e iOS. Um software para acesso por meio do computador estará disponível, mas o acesso será possível também por meio do navegador. Nesse caso, será possível abrir até 30 arquivos ao mesmo tempo.
Ainda, o Drive contará com um sistema de tags inteligentes, que facilitarão a busca pelos dados salvos no disco rígido virtual. O Google promete que o serviço estará em funcionamento normal 99,9% do tempo e afirma que está dando atenção especial para a segurança dos arquivos de seus clientes.