menu
Tecmundo
The BRIEF

Knowledge Graph: Google se aproxima dos computadores de Star Trek

Tecnologia incorporada ao sistema de buscas da empresa aprimora a exatidão dos resultados obtidos, Além de diferenciar termos semelhantes de forma mais eficiente.

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

22/05/2012, às 05:44

A Google anunciou na última quarta-feira (16 de maio) o desenvolvimento de um recurso que pode trazer os computadores vistos na série Star Trek para a realidade. Batizada como Knowledge Graph, a novidade aprimora o sistema de buscas da companhia, fazendo com que ele seja capaz de diferenciar com maior propriedade termos semelhantes entre si.

Segundo a companhia, a tecnologia é integrada com o banco de dados do Freebase, Wikipedia e do CIA World Factbook. Ao todo, a invenção pode trabalhar com mais de 500 milhões de objetos, sendo capaz de entender e criar relacionamentos entre 3,5 bilhões de fatos. O recurso leva em consideração a maneira como as pessoas pesquisam assuntos, e qual deles tem a maior probabilidade de ser exatamente aquilo que você está procurando.

Buscas mais inteligentes

Amit Singhal, engenheiro da Google, explica que o sistema consegue descobrir os fatos mais importantes sobre uma pessoa ou lugar, dando destaque para esses dados. Quando há um conflito entre palavras semelhantes (como a palavra maçã/Apple), o Knowledge Graph faz perguntas para saber o que você realmente quer encontrar.

(Fonte da imagem: Reprodução/Google Official Blog)

Além disso, a novidade se apropria dos dados coletadas pela Google durante anos, dando destaque especial para os conteúdos considerados mais relevantes pelos usuários. Ao pesquisar por autores como J.R.R. Tolkien, por exemplo, a tecnologia dá mais destaque aos livros que ele escreveu do que para a sua biografia pessoal que, em geral, é menos procurada na rede.

“Esperemos que esse incremento de inteligência lhe dê uma visão mais completa de seus interesses, ofereça resultados mais exatos e aumente sua curiosidade sobre novos tópicos. Estamos orgulhos de nosso primeiro passo — o Knowledge Graph — que vai nos permitir tornar as buscas mais inteligentes, nos deixando mais próximos do ‘computador de Star Trek’ que eu sempre sonhei em construir”, finaliza Amit Singhal.

Fonte: Google Official Blog



Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.