menu
Tecmundo
The BRIEF

Google abandona sistema que indica a autoria de resultados de buscas

Segundo a empresa, opção não contribuía para aumentar o número de visitas e chegava a se mostrar uma distração em muitos casos

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

29/08/2014, às 05:28

Google abandona sistema que indica a autoria de resultados de buscas

Fonte: West Side Story.net

Imagem de Google abandona sistema que indica a autoria de resultados de buscas no site TecMundo

A Google anunciou na última quinta-feira (28) que vai abandonar o sistema que mostrava a autoria de links exibidos por seu sistema de buscas. Segundo a companhia, a informação não se mostrou tão útil quanto ela esperava e chegava até mesmo a servir como uma distração indesejada para quem procurava alguma espécie de conteúdo.

A decisão surge poucos meses após a companhia decidir pela remoção das imagens associadas a produtores de conteúdo presentes na rede social Google+. Na época, John Mueller, da Google Webmaster Trends, afirmou que a decisão acabou aumentando o número de cliques que um link recebia.

“Caso você esteja curioso — em nossos testes, a remoção de autoria geralmente não parece reduzir o tráfego de sites. Isso também não aumenta os cliques em anúncios publicitários. Fazemos esse tipo de mudanças para melhorar a experiência de nossos usuários”, explicou Mueller em uma publicação que fala sobre o fim do sistema que indica o nome de autores.

Google+ continua presente nos resultados

“Estudamos as respostas de vários tipos de webmasters e usuários e ajustamos, atualizamos e aprimoramos o reconhecimento e a exibição de informações de autoria. Infelizmente, também notamos que esses dados não eram tão úteis a nossos usuários quanto esperávamos, já que eles podem distraí-los dos resultados. Com isso em mente, tomamos a difícil decisão de parar de mostrar a autoria em pesquisas”, complementa Mueller.

Apesar da mudança, a Google afirma que continua dedicada a exibir atualizações de contatos do Google+ nas páginas que exibem os resultados de buscas. Assim, parecem cada vez menores as chances de que a empresa desista de sua rede social em um futuro próximo — por mais que ela não tenha alcançado os resultados esperados até o momento.



Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.