)
Esta semana, a Lockheed Martin, empresa fabricante de produtos aeroespaciais, anunciou a criação de um novo sistema de localização, o GPS III. O seu funcionamento teria uma precisão impressionante, já que o poder de transmissão de satélites deve ser aumentado cerca de 500 vezes se comparado aos sistemas atuais.
Com isso, a transmissão embaixo de coberturas e, até mesmo em ambientes fechados deverá ser perfeita. Além disso, o uso de múltiplos satélites possibilita determinar com muito mais exatidão a sua localização no globo.
Se atualmente os sistemas de localização conseguem diferenciar a movimentação a cada seis metros, com o GPS III a sensibilidade é de cerca de meio metro. Assim, será possível determinar não só em que local você está, mas também em que lado da rua está, por exemplo.
- Leia também: Os 7 melhores smartwatches para comprar em 2025
Alguns entusiastas já esperam que com o novo sistema seja possível criar novas formas de usar a tecnologia, como em plataformas domésticas totalmente autônomas. O projeto do GPS III foi encomendado pela Força Aérea dos Estados Unidos e a previsão é de que o primeiro de 12 satélites seja lançado até o ano de 2014.