menu
Logo TecMundo
The BRIEF

Huawei está de mente aberta sobre possível aquisição da Nokia

Executivo da companhia oriental fala que tudo dependeria da vontade da empresa finlandesa de ser vendida e chama Windows Phone de "fraco".

18/06/2013, às 15:27

Huawei está de mente aberta sobre possível aquisição da NokiaFonte:

Imagem de Huawei está de mente aberta sobre possível aquisição da Nokia no site TecMundo

(Fonte da imagem: Android Beat)

A Nokia não está à venda — pelo menos não declaradamente —, mas a Huawei se mostra disposta a comprá-la. O presidente da maior fabricante chinesa de celulares, Richard Yu, disse ao jornal Financial Times que sua companhia está “considerando” a aquisição da rival finlandesa.

A ideia de Yu é, no caso de uma aquisição, criar a maior fabricante de aparelhos celulares de todo o mundo. “Consideramos uma série de aquisições; talvez a combinação tenha alguma sinergia, mas depende da vontade da Nokia. Nós estamos de mente aberta”, garantiu o executivo.

Apesar de não ter realizado nenhuma grande aquisição do gênero em toda a sua história, a compra da Nokia seria o passo inicial da Huawei para entrar de vez no mundo ocidental dos gadgets. Além disso, seria a chance da companhia chinesa reforçar a sua presença no mercado dos smartphones — atualmente, ela tem como foco os celulares tradicionais.

Windows Phone: “fraco”

Em uma suposta negociação envolvendo Nokia e Huawei, quem pode sair perdendo é a Microsoft. Isso porque o Windows Phone não é avaliado por Yu como um sistema operacional capaz de brigar com os grandes.

“Se o Windows Phone [será] um sucesso, é difícil dizer — ele tem uma participação de mercado muito pequena. [Windows Phone] é fraco, mas ainda assim cobra uma taxa de licença. Isso não é bom. Android é gratuito”, conclui Yu, dando indício de que o ambiente livre e já consolidado do sistema da Google parece mais atrativo para os planos da Huawei.


local_mall

Ofertas TecMundo

Atualizado há 2 dias