menu
Tecmundo
The BRIEF

Huawei testa roteador WiFi que pode atingir velocidades de 10,5 Gbps

Novo sistema utiliza espectros inteligentes para atingir velocidades mais altas do que roteadores comuns

Avatar do(a) autor(a): Renan Hamann

03/06/2014, às 08:26

Huawei testa roteador WiFi que pode atingir velocidades de 10,5 Gbps

Fonte:

Imagem de Huawei testa roteador WiFi que pode atingir velocidades de 10,5 Gbps no site TecMundo

O seu roteador de internet sem fio pode ser de altíssima qualidade, mas nós temos certeza de que ele não é capaz de transmitir sinal de velocidade tão alta quanto você deseja. Mesmo que a sua conexão de alta velocidade, as transmissões wireless raramente aproveitam isso ao máximo. E um dos motivos para isso está nos padrões de espectros que são utilizados nos envios e recebimentos de pacotes de dados.

Mas a Huawei está testando um novo roteador Wi-Fi que pode acabar com esse tipo de problema para os consumidores. Trata-se de um sistema que utiliza protocolos baseados em um padrão ainda não disseminado: o 802.11ax, que deve ser inserido no mercado nos próximos anos. Segundo a fabricante, o truque do novo roteador é utilizar as ondas com mais eficiência do que os aparelhos atuais.

E os resultados disso têm sido bem interessantes, uma vez que já foi comprovado o sucesso das conexões em até 10,5 Gbps — que permitira o download de arquivos em velocidades próximas ao 1,25 GB por segundo. Isso é mais de dez vezes a velocidade que as conexões mais rápidas da atualidade podem oferecer aos consumidores. A Huawei ainda afirma que não é necessário utilizar transmissão de altas frequências para atingir as velocidades.

Isso acontece porque o roteador consegue encontrar espectros livres autonomamente. Dessa forma, as transmissões de dados ocorrem em faixas de frequência mais livres e com pouca ou nenhuma interferência de outras ondas que podem estar no mesmo ambiente. Estima-se que essa tecnologia — junto com os protocolos 802.11ax — esteja disponível apenas em 2018. Para um futuro mais próximo o máximo que devemos chegar em redes domésticas é aos 7 Gbps (802.11ac-2013).



Renan Hamann acumula mais de 15 anos de experiência no jornalismo de tecnologia.