Já pensou como seria poder congelar a água de um recipiente em apenas um segundo? Incrível? Imagine então como isso seria se você nem mesmo precisasse estar em um ambiente frio para isso. Pois é o que o nosso amigo Iberê resolveu ensinar neste vídeo.
A ideia surgiu após a circulação de um vídeo de uma famosa empresa fabricante de gomas de mascar, que mostra o doce sendo utilizado para congelar água em poucos instantes. Iberê Thenório foi atrás das explicações e descobriu algumas informações impressionantes. Tudo para conseguir ensinar a vocês, como fazer o mesmo experimento.
Material necessário
- Acetato de sódio;
- Recipiente;
- Microondas;
- Chave de fenda.
Como fazer
Você deve ter percebido que está faltando a água na lista de “ingredientes”, não é mesmo? Pois aí é que mora o segredo da experiência. O vídeo da goma de mascar não utilizava água de verdade, mas sim acetato de sódio, uma substância com grau de fusão muito mais alto do que a água.
Coloque o acetato de sódio em um recipiente de vidro. Aqueça a substância no micro-ondas e deixe ele repousar para que a temperatura seja perdida vagarosamente. O acetato é congelado em temperaturas próximas aos 55 graus, mas em repouso (e se mantendo puro), ele pode ser esfriado ainda mais, sem congelar.
)
Mas basta um pouco de impureza para que ele se solidifique. E é nesse momento que toda a mágica acontece. Com uma chave de fenda com acetato de sódio sólido, toque a substância líquida. A impureza da chave de fenda vai perturbar toda a substância, fazendo com que o congelamento aconteça em pouquíssimos segundos.
Torre de gelo
Como você pode perceber, basta um pouco de acetato sólido para que toda a substância entre em ponto de fusão. Coloque uma pequena quantidade de “gelo” em uma superfície e comece a derramar o acetato líquido sobre ele. Você vai ver como é inacreditável o congelamento instantâneo dos elementos.
)
.....
Viu como é fácil e impressionante o modo de congelamento do acetato? A experiência é incrível e, certamente, fará com que todos os seus amigos fiquem maravilhados com as técnicas utilizadas no processo.