menu
Tecmundo
The BRIEF

Ex-funcionário da IBM admite ter vendido segredos da empresa para a China

Xu Jiaqiang confessou ter oferecido o software de arquivos em cluster para o governo do país oriental e para outros compradores em potencial

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

22/05/2017, às 11:44

Ex-funcionário da IBM admite ter vendido segredos da empresa para a China

Fonte:

Na última sexta-feira (19), um ex-funcionário da IBM admitiu ter roubado e vendido segredos comerciais da companhia para o governo chinês. Xu Jiaqiang trabalhou na companhia entre 2010 e 2014, período durante o qual ele revelou segredos do sistema de arquivos em cluster produzido por ela.

Em um pronunciamento oficial, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos afirmou que Jiaqiang tentou vender códigos-fonte da IBM a agentes do FBI que se disfarçaram de investidores de tecnologia. No entanto, o comunicado não esclarece se isso foi feito com o objetivo de beneficiar a China ou como mera forma de obter ganhos pessoais.

Jiaqiang tentou vender códigos-fonte da IBM a agentes do FBI que se disfarçaram de investidores

O golpe dado pelo ex-funcionário incluía demonstrações do software, que acelera processos de computação ao distribuí-los por diferentes servidores. Ele admite que seria possível reconhecer que a solução foi roubada da IBM, mas que um script de computador criado por ele ajudava a esconder as origens da tecnologia.

Nascido na China, Jiaqing estudou ciência da computação na Universidade de Delaware  e terá sua sentença oficial divulgada no dia 13 de outubro deste ano. Consultada pela Fortune, a IBM até o momento não fez qualquer pronunciamento oficial sobre o assunto.



Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.