menu
Tecmundo
The BRIEF

IBM, Google e NVIDIA se unem ao consórcio OpenPOWER

Iniciativa tem o objetivo de desenvolver novas tecnologias que facilitem o trabalho de desenvolvedores que dependem da nuvem.

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

07/08/2013, às 13:11

IBM, Google e NVIDIA se unem ao consórcio OpenPOWER

Fonte:

Imagem de IBM, Google e NVIDIA se unem ao consórcio OpenPOWER no site TecMundo

(Fonte da imagem: Reprodução/ZDNet)

A IBM anunciou nesta quarta-feira (7) que ela, a Google e a NVIDIA se uniram à Mellanox e a Tyan para criar um grupo de desenvolvimento para centros de dados. Batizada como OpenPOWER Consortium, a iniciativa tem o objetivo de desenvolver tecnologias de servidores, redes, armazenamento e de aceleramento de GPUs.

Segundo as empresas, a intenção é criar ferramentas que tornem mais fáceis e práticas a vida de desenvolvedores que cada vez mais se veem obrigados a lidar com a nuvem. O consórcio também pretende aumentar a participação da IBM no mercado de servidores, no qual ela vem perdendo espaço para concorrentes como a Intel.

“Pela primeira vez os hardwares e softwares Power estarão disponíveis para desenvolvimento, assim como o Power IP poderá ser licenciado por terceiros. A ideia é expandir o ecossistema de inovação da plataforma”, afirmou um porta-voz da empresa. “O consórcio tem o potencial de estabelecer a arquitetura Power como uma opção viável para aplicações em execução dentro do centro de dados da Google”, complementa.



Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.