Continuando com nossas matérias sobre a CES, ou Consumer Eletronics Show, a maior feira de eletrônicos do mundo, falarei um pouco sobre as principais novidades que ocorreram nos dias 9, 10 e 11 deste mês, que envolvem praticamente todas as vertentes dos produtos eletrônicos.
PS3 3D
Sim, isso mesmo. A grande inovação gráfica da Sony em relação ao PS3 é o desenvolvimento de jogos com efeitos em três dimensões, em que elementos do cenário parecem saltar da tela, dando um visual muito interessante aos games.
)
- Leia também: Os 7 melhores smartwatches para comprar em 2025
Os exemplos já mostrados foram Gran Turismo 5, Wipeout HD e Motorstorm, que precisam de um óculos especial (diferente daquele antigo de lentes azul e vermelha) para que os efeitos sejam filtrados e melhor percebidos pelos jogadores.
Mad Catz traz os arcades para a sua casa em Street Fighter IV
Os novos controles exibidos pela Mad Catz são o carro-chefe da linha de produtos para o Street Fighter IV que será lançada pela empresa. Eles são totalmente desenhados no estilo dos arcades, com o manete e os botões espaçados de maneira idêntica a eles.
)
Dois modelos serão lançados pela empresa, atendendo a perfis diferentes de jogadores. Um deles será mais compacto, leve e fácil de guardar, especialmente desenhado para gamers mais tradicionais. Por outro lado, os aficionados por luta em arcade poderão comprar uma versão maior e mais resistente do equipamento, relembrando a época em que inseríamos nossas fichinhas para garantir horas de diversão.
Televisão
No dia nove, diversos modelos inovadores de televisões foram exibidos na feira. O que mais chamou aatenção neste dia foi o TC-P54Z1, da Panasonic, com apenas uma polegada de espessura, e cerca de 54 de tamanho. Para conseguir tal façanha, todos os componentes do aparelho foram colocados em uma caixa separada da tela, que só recebe o sinal da imagem.
Atendendo aos novos padrões que em breve serão estabelecidos pela mídia em Blu-ray, a Sharp acaba de lançar uma nova linha de LCDs com players da nova mídia embutidos, de um modo tão discreto que é impossível perceber sua presença apenas olhando para o aparelho.
)
Para finalizar esta parte, reparei que muitas marcas estão levando muito em conta o aspecto limpo que deve ser inerente ao desenvolvimento dos eletrônicos. Por esse motivo, vários fabricantes estão melhorando sua tecnologia, a fim de minimizar o consumo dos aparelhos.
Celulares
Atendendo aos diferentes públicos que visam um novo aparelho, a Motorola lançou vários modelos de celulares na feira, que atendem aos extremos no que se refere à requinte. O primeiro deles é o Aura, um celular sem muitas inovações tecnológicas, mas que faz de design e acabamento seus principais atrativos, custando a bagatela de US$ 2.000,00.
- Leia também: Caixa de som Philco PCX6701 vale a pena?
Por outro lado, o Renew W223 mostra outra faceta da empresa, ao apresentar um celular feito de material reciclado, como garrafas de refrigerante e outros componentes. Se você sempre opta por produtos reciclados ou que minimizem a degradação ambiental, aí está uma boa alternativa.
)
A LG, por sua vez, exibiu o novo Vu CU920, aparelho totalmente em touchscreen que veio para fazer frente ao total predomínio do iPhone neste âmbito. A tela proporciona boa qualidade de imagem para vídeos, navegar na Internet e realizar demais tarefas simples. O celular conta com uma câmera de 2 megapixels e é capaz de gravar vídeos, uma das mazelas do produto da Apple.
Brinquedos
O primeiro brinquedo que chamou a atenção na feira foi o Mind Flex, um aparelho conectado ao cérebro que analisa o grau de concentração do usuário para controlar uma coluna de ar que mantém uma bolinha suspensa (como acontecia naqueles joguinhos em que tínhamos que fazer isso soprando).
)
Outra novidade é o Xtractaurs Dino Toys, um brinquedo que mistura genética e dinossauros de uma forma bem inusitada. A idéia principal é que a criança compre o dinossauro e brinque com ele normalmente. No entanto, isso é sem dúvida o menos chamativo.
Junto com o Kit vem uma pistola especial, capaz de retirar o DNA de diversas partes do animal (cada um dos bichos conta com 25 tipos de DNA, que respondem por todas as suas partes). Depois, é possível enviar os dados coletados para o computador, permitindo então criar seus próprios dinos ao misturar seus dados genéticos.
- Leia também: Como comprar um PC gamer em 2025 sem errar
E as novidades continuam...
Dentro de alguns dias, comentaremos outras novidades da feira, e alguns dos melhores componentes vistos para que você esteja sempre antenado em tudo que há de novo no mundo dos aparelhos eletrônicos. Para acompanhar a cobertura dos dias anteriores da CES 2009, clique aqui.