O Gerenciador de Tarefas que acompanha o Windows sempre foi um aplicativo simples. A equipe da Microsoft sempre incluiu informações essenciais ao usuário, contudo muitos detalhes que são importantes para alguns usuários não existiam no software padrão do sistema. Mesmo com a evolução dos sistemas da Microsoft, o Gerenciador de Tarefas não sofreu grandes mudanças.
Assim como usuários perceberam a falta de algumas opções, diversos desenvolvedores também notaram que o Gerenciador de Tarefas podia ser mais completo. Com isso, certos programas foram criados para substituir o aplicativo da Microsoft. Evidentemente, não existe apenas um software deste tipo, por isso fizemos este artigo para indicar os principais substitutos do Gerenciador de Tarefas.
System Explorer
O System Explorer é, possivelmente, a melhor alternativa para substituição do Gerenciador de Tarefas. O aplicativo é separado em abas, fator que facilita muito a visualização e navegação por entre as funções. Este programa possui tradução para o português, uma grande vantagem para os brasileiros. Além disso, o System Explorer possui todos os detalhes que você procura. Ele traz um histórico completo sobre tudo que já foi aberto na sessão, mostra cada DLL que está em uso e ainda exibe o que é confiável — e o que é suspeito.
)
Um dos aspectos mais interessantes do System Explorer é a adição de funções que outros programas não possuem. A monitoração de aplicativos e processos é só uma das tarefas deste software, porque ele ainda permite que o usuário visualize quais arquivos no computador iniciam junto com o Windows, quais programas estão instalados no PC e até traz a função de gerenciamento de serviços do Windows. Obviamente, o System Explorer também traz gráficos que exibem porcentagens e detalhes sobre o CPU e a memória RAM. Confira também a versão portátil.
Security Process Explorer
Este aplicativo é um pouco mais leve do que seus concorrentes, mas não traz tantas informações como poderia. Para usuários que procuram um programa informativo e eficiente no bloqueio e finalização de processos, provavelmente o Security Process Explorer seja uma ótima alternativa. Ele exibe dependências de cada programa, porém não traz gráficos de desempenho, o que pode ser complicado para usuários que possuem computadores de baixo desempenho. Detalhe: ele também possui tradução para o português.
)
AnVir Task Manager Free
O AnVir mostra-se uma ótima opção para quem não está satisfeito com o Gerenciador do Windows. Com uma interface simples, tradução para o português e uma infinidade de opções, o Anvir Task Manager Free deve ser bom o suficiente para auxiliar a maioria dos usuários. Ele também permite que o usuário mude os programas que iniciam junto com o Windows, altere os serviços do sistema e muito mais. O aplicativo só não ganha tanto destaque porque muitas funções dele só estão disponíveis na versão paga. Este programa também possui uma versão portátil, que você pode baixar aqui.
)
Aproveite nossas dicas e gerencie agora mesmo seu sistema de uma forma ainda melhor. Agora é sua vez de partilhar conosco. Qual dos softwares acima você utiliza? Já havia testado todos? Deixe seu comentário e ajude o portal Baixaki a crescer ainda mais.