menu
Tecmundo
Internet

Gigantes da indústria criam grupo para padronizar Internet das Coisas

Apple e Google, que atualmente dominam boa parte da IoT, não fazem parte do acordo

19/02/2016, às 18:54

Gigantes da indústria criam grupo para padronizar Internet das Coisas

Fonte: Open Connectivity Fundation

Imagem de Gigantes da indústria criam grupo para padronizar Internet das Coisas no tecmundo

Várias gigantes do mundo da tecnologia anunciaram uma parceria para fundar um grupo que apoie a florescente indústria IoT (Internet of Things, ou Internet das Coisas). O Open Connectivity Foundation (OCF) é apresentado como um grupo de padrões abertos da IoT que tem por objetivo unificar padrões, acelerar a inovação e criar dispositivos que funcionem em harmonia uns com os outros.

Microsoft, Cisco, Electrolux, General Electric, Intel, Qualcomm, Samsung, ARRIS e CableLabs aparecem como os membros fundadores no site oficial da organização. A Google e a Apple, dois dos maiores players da indústria IoT, não apoiaram a inciativa.

A OFC é a sucessora da OIC (Open Interconnect Consortium), lançada em 2014. A OIC competia com outro grupo chamado Allseen aliance, que possuía membros como Microsoft, Electrolux e Qualcomm, os quais agora estão na OFC. Ainda não ficou claro se os grupos serão unificados ou se há pontos conflitantes, mas o fato é que os gigantes da indústria estão se esforçando para definir padrões que beneficiem a todos.