menu
Tecmundo
Internet

Nova edição do Oxford Concise inclui termos retweet e sexting

Dicionário, que completa 100 anos em 2011, tem o costume de incluir termos informais às definições apresentadas.

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

19/08/2011, às 05:17

(Fonte da imagem: Oxford University Press)

A décima segunda edição do Concise Oxford English Dictionary, lançada na última quinta-feira (18 de agosto), incluiu 400 novos termos. Entre eles estão palavras bastante utilizadas na internet, incluind expressões como “cyberbullying”, “sexting”, “retweet”, “woot”, entre outras.

A inclusão de tais palavras mostra o impacto que as novas tecnologias têm sobre os falantes da língua inglesa, influindo até mesmo em relações que se passam fora da rede. Ao todo, a versão “Concise” (concisa) do dicionário apresenta a definição de 240 mil palavras, em um momento em que a publicação chega a seu centésimo aniversário.

Inclusão de termos informais

Não é a primeira vez que o dicionário inclui termos surgidos na internet. Em março deste ano, foram incluídas as definições dos termos OMG, LOL e <3, que passaram a ser considerados como palavras válidas da língua inglesa.

Em uma atualização publicada no blog oficial da Oxford University Press, o editor Angus Stevenson explica que sempre foi a intenção do dicionário incluir termos informais às suas páginas. Segundo ele, gírias, palavras coloquiais e até mesmo termos considerados ofensivos são adicionados sem qualquer restrição, sempre acompanhados por uma espécie de etiqueta de advertência quando às suas origens e usos.



Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.