menu
Logo TecMundo
Internet

Guerra nas Estrelas: China também vai pôr em prática sua internet espacial

Agência espacial chinesa anuncia rede de internet espacial parecida com a da SpaceX, de Elon Musk

06/03/2018, às 12:02

Guerra nas Estrelas: China também vai pôr em prática sua internet espacialFonte: China Aerospace Science and Industry Corp

Imagem de Guerra nas Estrelas: China também vai pôr em prática sua internet espacial no tecmundo

Você já deve ter ouvido falar que Elon Musk quer estabelecer uma rede de internet espacial para oferecer cobertura global, mesmo em locais remotos. Pois então, a corrida pela exploração de uma web na órbita terrestre começou: a China Aerospace Science and Industry Corp (CASIC), a maior fabricante de mísseis da China, anunciou que vai lançar ainda neste ano seu satélite experimental para testar o sistema.

Os planos começam com o lançamento de um satélite até o final do ano para testes e mais quatro para a montagem da rede até o final de 2020

O projeto Hongyun, lançado pelo CASIC em setembro de 2016, tem como objetivo construir uma estrutura integrada de comunicações com 156 pequenas sondas em trajetória cerca de 1 mil quilômetros acima da Terra. A expectativa é de que esteja funcional até 2022 e transmita banda a 500 MB por segundo. "A Hongyun permitirá que nossos usuários desfrutem do serviço de internet de banda larga, independente de estarem no deserto, no mar ou à bordo de um avião", disse Zhang Zhongyang, presidente da CASIC Second Academy, em entrevista ao China Daily.

Serão investidos aproximadamente US$ 47,3 milhões para a criação de uma unidade de construção de satélites, com setores de pesquisa, desenvolvimento e manufatura, em um complexo de 68,8 quilômetros quadrados, com obras a partir de abril. O protótipo do Hongyun deve ficar pronto até dezembro e após o voo inicial mais quatro unidades devem ser alçadas ao espaço até o final de 2020.

china satéliteUma das poucas imagens de veículos disponíveis no site da China Aerospace Science and Industry Corp

Vale destacar que além da CASIC e da SpaceX, outro grupo norte-americano, o OneWeb, também tem planos de criar sua própria constelação conectada com 648 satélites na baixa órbita terrestre até o final de 2019. Só fica a dúvida de como é que vão caber tantos cacarecos ao redor da Terra na próxima década — isso sem contar os entulhos que já estão por lá.


local_mall

Ofertas TecMundo

Atualizado há 3 horas