menu
Logo TecMundo
Internet

YouTube testa feed não-cronológico para canais em que você está inscrito

O site de vídeos diz que alguns usuários encontram algo para assistir com mais facilidade dessa forma

24/05/2018, às 08:34

Os feeds com a ordem das postagens ditada por um algoritmo chegaram ao Facebook, ao Instagram e até ao Twitter, mas já tem um novo alvo em mente. Através de um tweet em sua conta oficial, o YouTube confirmou que também está testando exibir os vídeos da aba de inscrições em uma ordem personalizada para cada pessoa.

A resposta foi dada a um usuário que perguntou porque os vídeos dos canais em que ele está inscrito não estavam aparecendo na ordem do mais novo para o mais antigo. O YouTube justifica a decisão ao afirmar que alguns usuários encontram vídeos para assistir com mais facilidade quando eles são exibidos fora da ordem cronológica.

— Team YouTube (@TeamYouTube) 23 de maio de 2018

Embora as respostas ao tweet da plataforma sejam majoritariamente negativas, as empresas que fazem essa mudança costumam apontar o aumento no engajamento como forma de explicar porque favorecem o algoritmo. O Twitter, por exemplo, afirma que menos de 2% dos seus usuários decidiram desativar a opção da linha do tempo personalizada nas configurações.

O Instagram também recebeu críticas dos usuários quando fez a mudança e acabou anunciando mudanças no algoritmo que controla o feed para favorecer postagens mais recentes, embora não tenha deixado de exibir as fotos em uma ordem personalizada. No caso do YouTube, a justificativa é mais complicada, já que a página inicial do serviço tem basicamente essa função de exibir vídeos considerados como mais relevantes para o usuário.

Ainda não é possível saber se essa função será realmente implementada para todos ou se será possível selecionar a forma preferida de ver as novas publicações.


local_mall

Ofertas TecMundo

Atualizado há 1 dia