menu
Tecmundo
Internet

Novo recurso do Telegram reúne documentos para facilitar identificação

Telegram Passporte serve como repositório de dados sensíveis para uso em serviços que exijam comprovação com documentos reais

27/07/2018, às 06:51

Novo recurso do Telegram reúne documentos para facilitar identificação

Fonte: Phone Arena/ADrian Diaconescu

Imagem de Novo recurso do Telegram reúne documentos para facilitar identificação no tecmundo

O Telegram, rival do WhatsApp, é um dos mais populares comunicadores instantâneos do mundo, com uma base de mais de 200 milhões de usuários ativos. A desenvolvedora russa situada na Alemanha, dos irmãos Nikolai e Pavel Durov, anunciou nesta quinta-feira (26) uma nova ferramenta, chamada de Telegram Passport. A novidade serve para reunir documentos reais e facilitar a validação em serviços que exijam comprovação mais complexa.

A ideia da companhia é reunir todas as suas principais informações — como registro geral, CPF, endereço, telefone, email, etc — para autenticação de compras e de sua identidade, entre outras ações. Para isso, é preciso enviar uma cópia das certidões originais no próprio app. A proposta é boa e oferece mais comodidade para tarefas cotidianas, mas esbarra em duas questões bastante delicadas quando se fala em compartilhamento de dados sensíveis: privacidade e segurança.

O Telegram tem uma boa reputação, pois os irmãos Durov pregam que o mais importante é garantir a proteção das credenciais e mensagens dos usuários em sua nuvem encriptada de ponta a ponta. Eles afirmam que nem mesmo seus funcionários podem obter as chaves para consultar essas informações e em recente caso o utilitário foi banido da Rússia justamente por se recusar a entregar ao governo o acesso aos perfis de supostos bandidos e terroristas que vinham utilizando a plataforma.

Telegram Passport

Ainda assim, qualquer pessoa fica com a pulga atrás da orelha ao cadastrar em um mensageiro o número da conta bancária, da carteira de habilitação ou do passaporte e outros dados sensíveis. Por enquanto, há somente uma integração pareada com o Telegram Passport, o sistema de pagamentos digitais ePayments. A ferramenta está disponível na versão 4.9 do aplicativo e pode ser testada via site.