O dfndr lab (ligado à PSafe) acaba de identificar mais um golpe de grandes proporções atingindo a internet brasileira — e sendo disseminado, novamente, pelo WhatsApp. Trata-se de uma falsa oferta de cupons de R$ 100 para que sejam utilizados como descontos para o iFood. Assim como já aconteceu em golpes envolvendo o nome de Boticário, neste caso os criminosos usam a credibilidade do iFood para enganar suas vítimas.
De acordo com o dfndr lab, em menos de 48 horas já foram identificados 86 mil ciberataques envolvendo os links de phishing desta falsa promoção — e isso apenas considerando os usuários que possuem o anti-phishing dfndr security. Ou seja: é certo de que o número de vítimas seja muito maior do que esse.
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Como revelado pelos especialistas em segurança, ao clicar no link as vítimas precisam responder uma pesquisa antes do acesso ao cupom. São as seguintes três perguntas: “Conhece o funcionamento do iFood?”; “Possui o aplicativo instalado no seu smartphone?”; “Indicaria o iFood para amigos e familiares?”. Depois disso, o usuário é levado para uma página na qual é incentivado a compartilhar com todos os amigos ou grupos do WhatsApp.
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“Utilizar marcas famosas e reconhecidas no mercado é uma das principais estratégias dos cibercriminosos. Essa é uma forma de passar a ideia de que pode ser mesmo algo verdadeiro. Além disso, a estratégia de solicitar o compartilhamento via aplicativo de mensagem é perfeita para que o golpe se espalhe rapidamente. Por isso é muito importante que as pessoas estejam atentas ao que recebem via aplicativos de mensagens, independentemente de quem enviou e da marca em questão.”, comenta Emilio Simoni, diretor do dfndr lab.
Para não cair em ameaças como essa, o especialista afirma que é preciso adotar medidas de segurança, como sempre checar se o link é verdadeiro ou não, o que pode ser feito neste link, utilizar soluções de segurança que disponibilizam a função anti-phishing, como o dfndr security, e sempre desconfiar de mensagens que pedem para realizar o compartilhamento com amigos para ganhar alguma coisa.
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Nota iFood
O iFood esclarece que a mensagem que está sendo disseminada pelas redes sociais oferecendo um cupom de R$ 100 é falsa. A empresa recomenda que os usuários ignorem a mensagem, que pode conter vírus, e reforça que os únicos canais de comunicação oficiais com os clientes são por meio da plataforma (push), e-mails, site oficial e WhatsApp business, identificado com o selo verde de conta verificada nas informações de contato. O iFood – líder de delivery de comida online – tem como propósito tornar a alimentação mais prática e prazerosa, e um de seus principais valores é o cliente. A empresa está apurando o caso internamente e vai tomar as medidas cabíveis. A companhia reforça que a transparência e o respeito aos seus clientes e funcionários estão em suas prioridades e se coloca à disposição para qualquer dúvida adicional.
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