Um dos pesquisadores que tornou possível o nascimento e desenvolvimento da internet que tanto utilizamos atualmente faleceu aos 81 anos. Lawrence Roberts, mais conhecido como Larry, era um dos gerentes da ARPA, a Agência de Projetos Avançados de Pesquisa dos Estados Unidos.
No final da década de 1960, ele supervisionou a criação de uma rede de conexões que ligou entre si quatro universidades. Essa é a ARPANET, tida como o embrião do que hoje chamamos de internet. Roberts era um pesquisador discreto e tinha um cargo mais voltado para a administração, mas foi essencial em palestras e reuniões. Ele convencia universidades e até instituições do governo de que aquelas ligações via computador seriam o futuro — e que valiam o investimento. O cientista também estava no comando quando foi oficializado o email, no começo dos anos 70.
O norte-americano Larry Roberts era engenheiro elétrico pelo Instituto de Tecnologia do Massachussetts (MIT) e completou também um doutorado na área antes de ingressar na ARPA, em 1966. Ele faleceu no dia 26 de dezembro em decorrência de um ataque cardíaco.
)
Depois de sair da ARPA, que atualmente ganhou "Defesa" no nome e é conhecida como DARPA, Roberts foi para o setor privado trabalhar com empresas de telecomunicações. Ele também tentou abrir a própria companhia em diversos segmentos, mas não conseguiu o sucesso desejado. Ainda assim, a importância dele para a história da internet e da tecnologia é imensurável.
O legado de Larry
Ficou curioso para saber mais do papel da equipe de Roberts e do início da internet? O História da Tecnologia já contou a história da origem da rede e como ela ganhou a importância que carrega nos dias de hoje. É só conferir o vídeo acima ou o artigo aqui no TecMundo.
)