menu
Tecmundo
Internet

Nova lei de direitos autorais da UE pode acabar com o Google que conhecemos

A União Europeia quer fazer com que plataformas online paguem direitos para exibir conteúdo de terceiros

Avatar do(a) autor(a): Rafael Farinaccio

18/01/2019, às 19:02

Nova lei de direitos autorais da UE pode acabar com o Google que conhecemos

Fonte:

Imagem de Nova lei de direitos autorais da UE pode acabar com o Google que conhecemos no tecmundo

A internet como um todo pode ser afetada pela nova legislação de copyright que está cada vez mais perto de ser aprovada na União Europeia. Segundo ela, plataformas como a Google e o Facebook, por exemplo, precisariam pagar direitos pela exibição de imagens na ferramenta de busca e na rede social respectivamente. Para piorar a situação, essas empresas – as gigantes da internet – seriam responsáveis por monitorar a violação de direitos autorais nos serviços que gerenciam.

Não precisa nem entender muito sobre internet para enxergar que isso poderia ser uma completa catástrofe, com problemas que podem comprometer completamente a navegação como conhecemos hoje, pois as plataformas não mais poderão exibir conteúdo que pertença a terceiros. Para mostrar que a nova legislação de copyright é uma má ideia, a Google divulgou imagens de como seria sua ferramenta de busca caso ela entre em vigor.

undefined

Direitos autorais

A página, apenas com texto e sem nenhuma imagem de exibição de sites, serviços e outros produtos que hoje em dia a ferramenta mostra, parece que está com algum problema, como se tivesse tentado carregar sem conexão com a internet. Obviamente, se isso acontecesse, a Google iria alterar o design da interface do Search, mas a divulgação das imagens serviu para alertar as pessoas da possível alteração.

Caso seja aprovada, a nova legislação da União Europeia referente a direitos autorais não deve entrar em vigor antes de 2021, dadas as alterações que deveriam ser feitas. Até lá, muita água ainda vai rolar e as coisas podem mudar muito ainda.



Editor do The BRIEF. Há mais de 10 anos na NZN, Fari é historiador, apaixonado por ciências e tecnologia, e grande admirador das obras de J.R.R. Tolkien.