menu
Tecmundo
Internet

Google teve privilégio de empresa desenvolvedora revogado na App Store

Com isso, Gigante da Web não pode mais distribuir apps de uso interno por meio da loja oficial do iOS

01/02/2019, às 10:03

Google teve privilégio de empresa desenvolvedora revogado na App Store

Fonte: Flickr/Thomas Hawk

Imagem de Google teve privilégio de empresa desenvolvedora revogado na App Store no tecmundo

Aconteceu de novo: assim como fez no caso do Facebook, a Apple também revogou o privilégio de empresa desenvolvedora da Google dentro da App Store. A decisão veio após descoberta de que a Gigante da Web usava essa prerrogativa para “driblar” as defesas da loja de apps e distribuir um app espião para o grande público.

Essa prerrogativa concedida pela Apple permite que uma companhia utilize a loja para distribuir versões de testes fechados e outros apps internos a funcionários com iPhones e iPad. A diferença nesses casos é que apps que usam essa certificação podem coletar dados dos aparelhos onde estão instalados, algo que ajudam as companhias a melhorarem seus serviços enquanto os testam.

Acontece que tanto Google quanto Facebook fizeram uso indevido dessa possibilidade: as duas empresas ofereciam vale-presentes e dinheiro para usuários que aceitavam instalar um app espião, que coletaria dados sobre tráfego e uso do aparelho — Facebook Research, do Facebook, e Screenwise Meter, da Google.

Vale ressaltar que quem instalava o Screenwise Meter sabia que se tratava de um app espião e a Google informava os seus utilizadores sobre quais dados eram monitorados e para qual fim eles se destinavam. A empresa garantiu, ainda, que não obteve informações sensíveis ou criptografadas de seus clientes.

Retorno em breve?

Com a revogação aplicada pela Apple, as versões para desenvolvedores de apps próprios da empresa, como Google Maps, Gmail ou Google Fotos, não estão mais funcionando. O bloqueio, porém, não deve durar muito tempo, segundo informou um porta-voz da Maçã ao BuzzFeed News.

“Estamos trabalhando junto da Google para ajudá-los a reestabelecer rapidamente as suas credenciais de empresa”, disse o representante da companhia de Cupertino.

Em comunicado, a Google afirmou que “foi um equívoco” o uso do programa de empresa desenvolvedora para distribuir o app e pediu desculpas pelo ocorrido. A companhia garantiu, ainda, que desabilitou o funcionamento do Screenwise Meter nos dispositivos iOS.