O Spotify revelou que a América Latina é a região que mais descobre músicas novas no aplicativo de streaming. A novidade foi divulgada a partir do Fan Study, estudo que também aponta quais são as cidades que mais utilizam as descobertas.
- Spotify já possui 422 milhões de usuários mensais
- Anitta é acusada de 'manipular' algoritmo do Spotify com Envolver
Com a ferramenta, é possível descobrir músicas novas e populares ao redor do mundo com base nos rankings diários ou semanais. No Spotify Charts também é possível descobrir novos álbuns e artistas, com categorização global ou geográfica. De acordo com o app, “66% das decsobertas de novos artistas acontecem fora de seu país de origem”, citando dados de janeiro deste ano.
A cidade de São Paulo, com base no estudo, é a que mais utiliza a ferramenta e lidera o ranking das descobertas: foram 700 milhões de streamings de um conteúdo novo, também com base em dados de janeiro. Já as cidades de Santiago e Cidade do México contaram com mais 600 milhões de streamings no período.
O ranking global, por outro lado, não inclui mais cidades da região:
1. São Paulo (Brasil)
2. Santiago (Chile)
3. Cidade do México (México)
4. Los Angeles
5. Londres
6. Chicago
7. Paris
8. Sydney
9. Dallas
10. Istambul
Músicas “de fora”
O Spotify ainda cita que, além das três primeiras colocações, o ranking é composto por cidades que tiveram uma média de até 400 milhões de streamings de novo conteúdo (por cidade) no período analisado.
)
Citando dados de abril de 2022 baseados no Top 200 global, o Spotify também revela que o número de obras de origem fora da América do Norte e Europa nas melhores músicas da semana do ranking mais que dobrou. As regiões Ásia-Pacífico, América Latina, Oriente Médio e África tiveram um aumento de participação de 9,5% em 2017 para 20,9% em 2021.
)