menu
Tecmundo
Internet

Clientes ameaçam trocar de operadora em busca de melhoria no plano

Uma pesquisa da Salesforce descobriu que quase metade dos consumidores brasileiros esperam melhor qualidade ao ameaçar trocar de fornecedor

27/09/2022, às 17:30

Clientes ameaçam trocar de operadora em busca de melhoria no plano

Fonte:

Imagem de Clientes ameaçam trocar de operadora em busca de melhoria no plano no tecmundo

A Salesforce lançou, nesta terça-feira (27), o Relatório de tendências no setor de comunicações (Trends in the Communications Industry) de 2022. Com cerca de 6 mil clientes entrevistados, 5% correspondiam a brasileiros. E metade dos consumidores do país veem melhora no serviço ao ameaçar trocar de provedor.

Exatamente 50% dos clientes sem fio e 47% dos de serviço a cabo acreditam na possibilidade de ter mais qualidade no serviço com a ameaça de mudar de operadora. Além disso, quase 40% está insatisfeito com os provedores atuais.

Para aumentar a satisfação, além de um preço melhor, os consumidores desejam descontos em serviços de streaming, transparência (sem taxas ocultas) e ofertas e negócios personalizados.

“Para boa parte do público, os provedores de serviços de comunicações não têm conseguido posicionar de forma convincente sua proposta de valor. Em decorrência disso, o setor precisa investir mais na qualidade das experiências e dos serviços oferecidos para atrair e reter clientes em todos os pontos de contato", disse Joana Macedo, vice-presidente regional de vendas na Salesforce.

Pagando mais por 5G

Os consumidores também estão dispostos a explorar provedores não tradicionais, com 78% dos que assinam serviços sem fio e 76% dos a cabo admitindo a possibilidade. Dois terços, 67%, também aceitam pagar mais para ter os benefícios da tecnologia 5G.

"Em meio a uma concorrência cada vez mais acirrada, a experiência não pode ser negligenciada. Nada menos do que 88% dos clientes dizem que a experiência que uma empresa oferece é tão importante quanto seus produtos ou serviços”, emendou a executiva.

Além do Brasil, a Salesforce teve respondentes dos Estados Unidos (46%), Austrália (8%), Canadá (6%), México (5%), Reino Unido (5%), Alemanha (4%), Itália (5%), França (5%), Espanha (5%), Japão (5%) e Nova Zelândia (2%). A pesquisa também analisou respostas de 500 líderes do setor.