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Como utilizar e aproveitar os recursos do WhatsApp Premium?

Novidade foi apresentada pela Meta para uso comercial

27/02/2023, às 08:00

Como utilizar e aproveitar os recursos do WhatsApp Premium?

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O WhatsApp Premium é uma versão para negócios do WhatsApp que recentemente passou a ser liberada pela Meta. No momento, a versão já está disponível para os clientes beta, mas tudo indica que em breve estará liberada para todos.

A principal vantagem que a versão Premium oferece é a possibilidade de se conectar simultaneamente em até 10 dispositivos. Essa é uma necessidade de várias empresas que divulgam o WhatsApp como canal de atendimento e necessitam conectar vários atendentes simultaneamente no mesmo WhatsApp Web, que atualmente permite acesso em apenas 4 dispositivos.

Dificuldade das empresas com atendimento pelo WhatsApp

O WhatsApp é a maior ferramenta de vendas da atualidade, visto que a barreira de comunicação é bem menor do que fazer uma ligação, por exemplo. Um cliente se sente menos inibido em mandar um WhatsApp para saber algo, como o preço de um produto, do que realizar uma ligação. 

As empresas que trabalham hoje com WhatsApp para vendas em até 4 dispositivos conectados muitas vezes têm necessidade de ter mais atendentes conectados devido à grande demanda de atendimento pelo WhatsApp. Por isso, elas se veem obrigadas a assinar uma plataforma oficial que tem um custo por mensagem enviada, como a Helena — que por ser oficial acaba tendo um valor maior de investimento — ou a recorrer a uma plataforma não oficial, que não cobra valores por mensagem enviada e tem um valor mais econômico, como a Touschat.

Com a liberação para 10 dispositivos com o WhatsApp Premium, uma nova tecnologia ganha muito destaque: os plugins do Google Chrome. Afinal, foram identificadas — junto a empresas que usam o WhatsApp para atendimento de clientes — algumas dificuldades ao usar o WhatsApp Web nativo no atendimento corporativo, como: 

  • não poder identificar quem são os atendentes que estão operando uma determinada conversa;

  • não ser possível saber quais conversas pertencem a um determinado atendente, pois o WhatsApp Premium não é multiusuários e as mensagens enviadas não vão com o nome do atendente;

  • atalhos de respostas rápidas não permitem imagens, apenas texto;

  • não oferece no WhatsApp funções de CRM como um funil de organização dos contatos;

  • dar início a uma nova conversa direto no WhatsApp Web apenas inserindo o número de telefone;

  • agendar o envio de mensagens futuras para lembrar o cliente de algum compromisso;

  • não permite criar um script com respostas, imagens e textos juntos para enviar com apenas um clique.

  • Os plugins para WhatsApp que dão um up no seu WhatsApp Web

    Os plugins são extensões instaladas no navegador do Google Chrome que permitem trazer novas funcionalidades para o WhatsApp Web. Esses plugins passam por uma validação e homologação do Google Chrome e são bem seguros.

    Alguns deles podem ser úteis no WhatsApp Premium ou WhatsApp comum, uma vez que mesmo utilizando até 10 dispositivos conectados, o WhatsApp Premium não apresenta funções que melhoram a experiência de atendimento.

    A seguir, confira alguns plugins do Google Chrome que podem ajudar na usabilidade, com ou sem o WhatsApp Web.

    1. WaLeads: destaca-se por apresentar um verdadeiro CRM Kanban na organização dos contatos do WhatsApp, sendo também um plugin multiusuários, ou seja, cada atendente acessa com seu login e senha e a identificação dos atendimentos por operadores é supersimples. Além disso, gera relatórios de atendimento, respostas rápidas, envio em massa, central de agendamento de mensagens e transferência de contatos de abas por tag cadastrada. Oferece versão teste por 3 dias, que pode ser baixada pelo site.

  • waTidy: considerado o substituto do Promoute Route, por também ter envio em massa, é um plugin superintuitivo que apresenta funções de CRM por abas de atendimento. Ele não é multiusuários, mas pode ser instalado em vários computadores, adquirindo mais de uma chave Premium, e permite a função de assinar o nome do atendente na mensagem. É econômico e oferece funcionalidades que ajudam a organizar os contatos do WhatsApp. waTidy tem versão free, na qual podem ser testadas todas as funcionalidades. O download pode ser realizado no site.

  • waUp: com este plugin, é possível criar vários scripts prontos, padronizando a comunicação em um processo de vendas. Scripts de texto + imagens + vídeos podem ser enviados com um clique e usados para equipes de vendas que respondem de forma padronizada e organizam seus clientes por meio de etiquetas do próprio WhatsApp. Oferece uma função de disparo em massa para contatos de uma etiqueta e grupos de WhatsApp. A versão teste pode ser baixada pelo site.

  • Não é novidade que o WhatsApp é uma grande ferramenta de vendas e que toda empresa deve ter um canal de comunicação na ferramenta. Mas para existir o sucesso nas vendas pelo WhatsApp é importante ter uma solução de gestão. Então vale procurar soluções que ajudem com novas funcionalidades e na implantação em um canal de atendimento pelo WhatsApp.

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    Conteúdo patrocinado produzido pelo TecMundo.


    Carolina Bernardi Vieira

    Especialista em Redator