O Bluesky anunciou nesta quinta-feira (24) que está desenvolvendo uma modalidade com recursos pagos que ajudará no crescimento sustentável da plataforma, à medida que o serviço ganha novos usuários. A rede social também revelou ter arrecadado US$ 15 milhões em uma rodada de investimentos Série A.
Ainda sem data para ser lançada, a versão paga do Bluesky dará direito a funcionalidades premium como o upload de vídeos de alta qualidade e a personalização do perfil, incluindo cores e moldura de avatar. No entanto, os assinantes não terão tratamento diferenciado em outras áreas do app.
— Rose ?? (@rose.bsky.team) 24 de outubro de 2024 às 13:44To grow sustainably, we’re working on a subscription model for premium features like higher-quality video uploads and profile customizations (think colors and avatar frames), but Bluesky will always be free to use. We believe information and conversation should stay accessible to everyone.
De acordo com a COO da plataforma, Rose Wang, a novidade não terá selos azuis ao lado do nome de perfil nem aumento de alcance de postagens. Ela também garantiu que os dados dos perfis não serão vendidos e que “o Bluesky sempre será gratuito para uso”.
Um programa de monetização voluntária para criadores também está sendo planejado pela empresa, incluindo a implementação de ferramentas de pagamento para que os usuários apoiem seus influenciadores e projetos favoritos. Mais detalhes sobre a iniciativa serão compartilhados em breve.
Financiamento para expandir a rede
A quantia equivalente a R$ 84 milhões, pela cotação do dia, foi arrecadada em uma rodada liderada pela Blockchain Capital, com a participação de Alumni Ventures, SevenX, True Ventures e Darkmode, entre outros investidores. No ano passado, o Bluesky já havia captado US$ 8 milhões (R$ 45 milhões).
Com o financiamento, a companhia afirma que será possível continuar apoiando e aumentando seus projetos, bem como o ecossistema de desenvolvedores do ATmosphere, do AT Protocol, tecnologia de rede aberta adotada pela plataforma.
O investimento acontece em um momento de crescimento do app, que recebeu uma grande quantidade de usuários em busca de alternativas durante o período de bloqueio do X no Brasil. Foram 3 milhões de pessoas se juntando ao Bluesky somente em setembro, com a rede social tendo agora 13 milhões de usuários.
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