menu
Logo TecMundo
Internet

Internet contribui com até 2,5% do PIB da Argentina, Brasil e México

Segundo a consultoria Mckinsey & Company, oferta de banda larga tem relação direta com o crescimento econômico de um país.

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

30/11/2012, às 09:12

(Fonte da imagem: Reprodução/EFE)

Se fosse uma indústria, a internet equivaleria a todo o setor de hotéis e restaurantes argentinos. É o que revela uma pesquisa da consultoria Mckinsey & Company divulgada na última quinta-feira (29) pela Google Colômbia, que aponta que a rede mundial de computadores representa entre 2 e 2,5% do PIB (Produto Interno Bruto) da Argentina, Brasil e México.

Segundo Ana Lucía Lennis, gerente de Assuntos Públicos da Google Colômbia, a quantidade de dinheiro gerada pela internet é equivalente a toda a indústria mineradora brasileira. Segundo o estudo, a cada 10% de penetração que a banda larga tem em um país, seu PIB médio tende a aumentar em 3,2% e a produtividade dos trabalhadores é incrementada em 2,6%.

Banda larga gera crescimento econômico

“A aposta dos governos para acabar com a exclusão digital para que mais pessoas estejam conectadas tem um impacto direto no crescimento econômico dos países”, afirmou a direção da Google. Segundo Ana Lucía, a existência da internet possibilita que as indústrias de países em desenvolvimento cresçam em um ritmo mais acelerado do que suas equivalentes criadas em países desenvolvidos.

Como exemplo, ela cita o fato de que é muito mais fácil realizar pagamentos móveis no Quênia do que no estado norte-americano do Kansas, já que a falta de um sistema já estabelecido permitiu que a rede ganhasse espaço no país africano e servisse como meio de solucionar um problema.

Empresas da internet vendem mais

O relatório da Mckinsey & Company também mostra que cada posto de trabalho perdido em pequenas e médias empresas gera 3,2 vagas na internet em países em desenvolvimento. Em comparação, nos países desenvolvidos a taxa fica em 1,6 vaga criada para cada emprego perdido em negócios que seguem modelos considerados tradicionais.

A consultoria afirma que a cada ano são criadas 150 mil novas empresas relacionadas à internet na América Latina, número que tem um grande impacto na economia dos países pertencentes à região. Segundo o relatório, iniciativas que investem na rede vendem uma quantidade de produtos 7% maior em uma velocidade que se mostra 9% mais rápida.



Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.

local_mall

Ofertas TecMundo

Atualizado há 9 horas