Além de permitir com que os usuários pesquisem conteúdos na web por meio de textos, comandos de voz e até mesmo imagens, o próximo passo do Google Search parece ser com arquivos.
O vazamento de uma função por meio do perfil Khushal Bherwani no X (antigo Twitter) sugere que os usuários poderão perguntar informações sobre arquivos nas pesquisas com a plataforma.
Chamado de “Pergunte qualquer coisa sobre um arquivo”, em tradução livre, a nova opção assume o ícone de clips de papel ao lado da lupa, do microfone e da câmera na barra de pesquisa. Basta o usuário clicar na opção correspondente e anexar um arquivo, como um PDF.
?? here is video in action pic.twitter.com/n45cqFBAG4
— Khushal Bherwani (@b4k_khushal) December 16, 2024
Ao anexar, o Google permitirá que o usuário faça perguntas sobre aquele documento. No vídeo de demonstração, Bherwani questionou a plataforma sobre o que era aquele arquivo, e rapidamente o Search listou diversos links com possíveis explicações para o conteúdo em questão.
IAs já fazem esse trabalho
Embora seja um conteúdo novo para o Google Search, esse tipo de tecnologia já existe em diversos outros aplicativos há algum tempo. O exemplo mais popular é o ChatGPT, que permite o envio de arquivos ao assistente, utilizando do modelo de IA para responder eventuais dúvidas que os usuários possuem.
Na verdade, o próprio Google também faz isso por meio da inteligência artificial do Gemini. A diferença para a IA da OpenAI é que o Gemini exige que os usuários tenham uma assinatura mais avançada do serviço para usufruir da ferramenta.
Resta saber quando a nova funcionalidade estará disponível para o público geral. Por ser apenas um teste, não há informações se a opção será realmente lançada, principalmente por algumas questões de privacidade envolvidas ao anexar documentos privados na plataforma.
)
