menu
Tecmundo
Internet

Google vai usar machine learning para buscar menores que mentem idade

Estratégia do Google é identificar padrões para buscar usuários menores que mentem a idade em seus serviços e aplicar mais proteção a crianças e adolescentes.

Avatar do(a) autor(a): Felipe Vitor Vidal Neri

12/02/2025, às 17:45

Google vai usar machine learning para buscar menores que mentem idade

Por meio de uma publicação em seu blog oficial, o Google anunciou que usará machine learning para identificar e estimar a idade de usuários em seus serviços. A tecnologia será utilizada para encontrar menores de 18 anos que criam contas com datas de nascimento falsas, objetivando redirecionar o melhor conteúdo para esse público.

De início, a medida contempla apenas os Estados Unidos e faz parte do módulo de medidas de segurança para crianças e adolescentes, como o filtro de conteúdos presente no Google Imagens. Na verdade, quem realmente anunciou a mudança foi o CEO do YouTube, Neal Mohan, em uma declaração na última terça-feira.

A utilização de aprendizado de máquina identifica determinados dados dos usuários, como os sites que mais visitam, os vídeos mais procurados, e por quanto tempo eles já possuem a conta cadastrada. Ao confirmar que um usuário tem menos de 18 anos, automaticamente as plataformas irão alterar as configurações para oferecer o conteúdo correto a esse perfil.

Usando celular
Menores sem supervisão podem ser vítimas de golpes e predadores sexuais na internet (Imagem: GettyImages)

Dentre as mudanças na conta, o Google aplicará o filtro SafeSearch que desabilita a exibição de conteúdos explícitos, além de barrar vídeos não recomendados para menores no YouTube. Em contrapartida, os usuários poderão recorrer da decisão ao apresentar um documento que comprove a maioridade, como a carteira de identidade.

Mais proteção para evitar problemas

Por mais que esteja em caráter experimental, o uso de aprendizado de máquina busca fortalecer o nível de proteção para menores. Outras empresas do ramo, como o Instagram, já anunciaram contas para adolescentes e sugeriram até mesmo a utilização de IA para encontrar quem mente a idade na rede social.

Com aumentos no número de casos de discurso de ódio, abuso sexual e bullying, países como a Austrália cogitam proibir o uso de redes sociais para menores de 16 anos. 
 



Avatar do(a) autor(a): Felipe Vitor Vidal Neri

Felipe Vitor Vidal Neri

Especialista em Redator

Redator de tecnologia com foco no segmento de hardware. Pelo TecMundo, atuo na elaboração de notícias, especiais, entrevistas e análise de produtos, como processadores e placas de vídeo.