Seguindo passos semelhantes aos do YouTube, a Netflix vai utilizar inteligência artificial para exibir anúncios em séries e filmes de forma discreta. A tecnologia foi apresentada na quarta-feira (14), durante o evento Upfront, e será implementada a partir de 2026 para assinantes do plano com anúncios.
A proposta é inserir publicidade de outras produções de maneira sutil e menos intrusiva, sem interromper a reprodução do conteúdo — evitando, assim, incomodar o usuário. Os anúncios serão interativos e poderão surgir como sobreposições na tela ou durante pausas no streaming.
“A Netflix inaugurou um novo framework modular para formatos de anúncios que usa inteligência artificial generativa para mesclar anúncios com os mundos de nossas produções”, explicou a empresa. “Isso vai criar uma experiência melhor e mais relevante para nossos membros [anunciantes] e proporcionar melhores resultados”, completou.

Com essa nova abordagem, a Netflix pretende incluir call to actions (chamadas para ação), botões e outros atalhos para convidar o espectador a acessar novos conteúdos — tudo com o objetivo de “entregar o anúncio certo no momento certo”, segundo Amy Reinhard, presidente de publicidade da Netflix.
Os detalhes sobre o funcionamento desse formato ainda não foram revelados. Como o lançamento está previsto apenas para o próximo ano, o recurso segue em desenvolvimento.
Plano com anúncios da Netflix tem milhões de usuários
Durante o mesmo evento, a Netflix revelou que o plano com anúncios já conta com 94 milhões de usuários ativos mensais em todo o mundo. De acordo com a empresa, essa modalidade alcança mais pessoas entre 18 e 34 anos do que qualquer emissora de TV aberta ou por assinatura nos Estados Unidos.
- Aproveite: Cupom de desconto para comprar uma TV nova na LG!
- Aproveite: Cupom de desconto para comprar uma TV nova na Amazon!
- Aproveite: Cupom de desconto para comprar uma TV nova na Casas Bahia!
No Brasil, o plano com anúncios custa R$ 20,90 e é uma das opções mais acessíveis da plataforma. Nessa modalidade, o usuário precisa assistir a alguns minutos de publicidade por hora, mas sem interrupções em momentos cruciais do conteúdo.
YouTube também aposta em IA para anúncios
Também na quarta-feira, o Google anunciou que o YouTube vai usar inteligência artificial para identificar o melhor momento de exibir anúncios em vídeos. A novidade, chamada Peak Points, detecta os trechos mais relevantes do conteúdo e insere uma janela de publicidade logo em seguida.
- Leia também: Como salvar músicas do Spotify em MP3?
Assim como a Netflix, o objetivo do YouTube é tornar os anúncios menos disruptivos, aproveitando ao máximo a atenção da audiência.
Quer saber como a tecnologia está transformando a forma como consumimos conteúdo? Siga o TecMundo nas redes sociais e fique por dentro das inovações que moldam o futuro do streaming.
)