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Acer apresenta a “Chefinha”: nova persona da marca vai conversar com quem respira tecnologia

A Chefinha é uma voz divertida e inteligente que aproxima a marca de quem vive e respira tecnologia. Entenda como surgem as personas de marca e por que elas são o futuro da comunicação

Avatar do(a) autor(a): Equipe TecMundo

30/10/2025, às 18:45

Acer apresenta a “Chefinha”: nova persona da marca vai conversar com quem respira tecnologia

Brand persona é o nome dado à personificação de uma marca para gerar identificação com seu público-alvo. A estratégia, mais popular a cada dia, faz de uma marca mais do que logotipos e slogans: dá voz, humor, personalidade própria e opinião.  

No meio digital, isso supre a necessidade que o grande público tem de se relacionar com quem parece gente de verdade (mesmo que seja uma marca).  

Para a Acer, a novidade chega com a Chefinha: ela nasceu para ser o grande alicerce de quem vive e respira tecnologia, conectando criatividade, universo gamer e Inteligência Artificial de um jeito único e inspirador.  

Saiba mais sobre ela e seu propósito a seguir!  

Brand persona: o que é e por que é tão importante hoje em dia?

Como já adiantamos acima, a brand persona é uma representação humanizada de uma marca, uma espécie de “personagem” que traduz sua voz, seus valores e o jeito de se comunicar.  

Ela é responsável por substituir mensagens frias e institucionais pela linguagem do público e, além disso também compartilha seus hábitos e interesses.  

Além de garantir a aproximação com o consumidor, essa estratégia também é usada para melhorar o engajamento nas redes sociais, apostando na conexão emocional como o diferencial.

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(Fonte: GettyImages/Reprodução) 

Como se personifica uma marca?

Mesmo que pareça um processo simples, personificar uma marca não é apenas criar uma mascote ou um avatar simpático, com ou sem inteligência artificial.  

O processo envolve etapas estratégicas que unem pesquisa, psicologia, comunicação e design.  

Geralmente, ele começa com perguntas chave sobre o público principal da marca, o tipo de personalidade que se conecta com os consumidores, os valores, causas e temas com os quais a marca quer se associar e como a persona se expressa.

Com base nessas respostas, se cria um personagem que traduz a essência da empresa com traços humanos marcantes e passíveis de identificação para alcançar o público-alvo.  

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(Fonte: Getty Images/Reprodução)

Algumas vezes, essa persona se torna uma espécie de “embaixadora digital” da marca, interagindo em tempo real com criatividade e autenticidade.

Muitas delas, inclusive, ganham assistentes virtuais, streamings, avatares 3D e perfis nas redes sociais, garantindo experiências imersivas e personalizadas.

E sim: isso é um reflexo dos avanços da inteligência artificial e do marketing conversacional, cada vez mais imediato e eficaz.  

As brand personas da nova era não apenas falam com o público, como também aprendem com ele. Isso permite interações mais naturais e campanhas dinâmicas, que respondem a tendências, necessidades e conversas em tempo real.

E é neste cenário que surge a Chefinha, nova brand persona da Acer.

Chefinha: a nova cara da Acer no Brasil

A Acer sempre foi reconhecida por sua força em tecnologia, performance e inovação.  

Mas agora, a marca dá um passo além: ganhar uma voz que traduza esse DNA de forma próxima e divertida, desmistificando a ideia de que a tecnologia é fria e inalcançável.  

Assim nasce a Chefinha, com o objetivo de aproximar ainda mais a marca do público (especialmente das novas gerações).

Quem é a Chefinha?

Mesmo com o rosto desconhecido, a Chefinha já é conhecida pelos influencers e pela comunidade que adora tecnologia graças à sua personalidade marcante.  

Ela sabe tudo, é tecnológica e antenada, mas, mesmo entendendo completamente do assunto, fala sobre esse universo de igual para igual.  

É daí que vem seu nome, reforçando a ideia de “chefe” com um toque de proximidade. A pessoa que entende, resolve e, ao mesmo tempo, conversa como uma amiga.  

Visualmente, a personagem ela é representada pelas luvas verdes em um ângulo super conhecido por quem consome conteúdos que mostram notebooks.  

A estética combina o universo gamer, que faz parte do DNA da Acer, com elementos de lifestyle e criatividade.

Mais do que uma figura simpática, a Chefinha é a personificação da inovação e da confiança que a marca transmite e representa a liderança e a atitude da Acer sem perder o bom humor.  

O que a Chefinha representa?

Assim como outras brand personas, a novidade da Acer tem como objetivo o fortalecimento do relacionamento com diferentes públicos, indo além do discurso focado na performance dos produtos.  

Com leveza e humor no dia a dia, ela compartilha dicas, novidades e bastidores do universo tecnológico, tira dúvidas e conversa bastante.

Com a Chefinha, a Acer busca construir uma comunicação mais acessível, próxima e interativa, alinhada ao comportamento digital do público atual.  

Se antes a Acer apenas falava sobre tecnologia, agora ela conversa com quem vive a tecnologia e tem seus dispositivos como extensões dos momentos de trabalho, estudo ou lazer.  

Quer saber mais sobre a Chefinha? Fique de olho nas redes sociais e no site da Acer e interaja: ela, com certeza, vai te ajudar!