menu
Logo TecMundo
Internet

Sites fora do ar: Cloudflare derruba ChatGPT, X, Canva e outros

A Cloudflare é um dos serviços de nuvem mais popular do mundo e registrou uma instabilidade na manhã desta terça-feira (18).

Avatar do(a) autor(a): Equipe TecMundo

schedule18/11/2025, às 08:59

updateAtualizado em 18/11/2025, às 15:07

Sites fora do ar: Cloudflare derruba ChatGPT, X, Canva e outros

O serviço de distribuição de conteúdo em nuvem Cloudflare registrou uma instabilidade nesta terça-feira (18). A queda acabou afetando vários sites e apps, casos do X (Twitter) e ChatGPT.

De acordo com o Down Detector, os problemas começaram por volta das 08h50 (horário de Brasília). O próprio Down Detector estava com problemas de acesso.

O X foi outra plataforma que não estava carregando corretamente. Ao tentar atualizar o feed, a mensagem “Ocorreu um erro. Tente recarregar a página" aparecia.

erro-X.png

No caso do ChatGPT, a mensagem de erro pedia para que uma ferramenta do Cloudflare fosse desbloqueada.

Quando o acesso ao Down Detector foi estabelecido parcialmente, a página inicial do site mostrava que a AWS também estava com alta nas reclamações. Apesar disso, o serviço não foi afetado, segundo o site de status.

Captura de tela 2025-11-18 090309.png

Outras aplicações como o site do The Game Awards e o Canva também registraram instabilidade possivelmente ligada ao serviço de nuvem.

O que são Challenges Cloudflare?

Uma das principais mensagens de erro relacionadas a grande queda foi de “Challenges Cloudflare”. Tanto o Down Detector quanto o site do ChatGPT mostravam esses termos.

Segundo a página de documentos da Cloudflare, os “Challenges”, ou “desafios” em tradução para o português, são  mecanismos de segurança usados para verificar se um visitante do site "é um humano real e não um bot ou script automatizado”.

Ou seja, os Challenges são testes que tentam confirmar se aquele acesso a determinado site está vindo de uma pessoa ou bot. A diferenciação é essencial para que as páginas evitem ataques cibernéticos com o DDS, que realiza uma enxurrada de acessos via bot para derrubar um site.

cloudflare.jpg

“Os Challenges são projetados para proteger sua aplicação sem introduzir atrito desnecessário. A maioria dos visitantes passará pelos Challenges automaticamente”, diz um trecho da página.

“A Cloudflare não usa quebra-cabeças Captcha ou testes visuais, como selecionar objetos ou digitar caracteres distorcidos. Todos os tipos de desafio são leves, de preservação da privacidade e otimizados para o tráfego do mundo real”, complementa.

O que diz a Cloudflare?

O site de status da Cloudflare reconheceu e informou o problema de conectividade. A página exibia a seguinte mensagem na última atualização sobre a Cloudflare Global Network. Esse update na página ocorreu por volta das 9h.

“A Cloudflare está ciente e investigando um problema que afeta vários clientes: erros do Widespread 500, Cloudflare Dashboard e API também falhando. Estamos trabalhando para entender o impacto total e mitigar esse problema. Mais atualizações a seguir em breve”.

Por volta das 11h, a Cloudflare continuava informando que estava aplicando correções e “trabalhando para restaurar as aplicações”. Por volta das 10h, o empresa já havia comunicado que o problema tinha sido descoberto.

 

 

Serviços normalizados

Por volta das 14h45, a página de status da Cloudflare anunciou que todos os serviços haviam sido normalizados. Contando o início dos problemas, foram mais de 5 horas de forte instabilidade.

“Os serviços da Cloudflare estão atualmente operando normalmente. Não estamos mais observando erros elevados ou latência em toda a rede”, diz trecho do informe.

“Nossas equipes de engenharia continuam a monitorar de perto a plataforma e realizar uma investigação mais profunda sobre a interrupção anterior, mas nenhuma mudança de configuração está sendo feita neste momento”, acrescentou a empresa.


O site diz ainda para as companhias que é seguro reativar os sistemas da Cloudflare que podem ter sido desligados anteriormente e que havendo uma investigação para determinar as reais causas do problema.