A forte ventania que atingiu São Paulo na última quarta-feira (10) não afetou apenas o fornecimento de energia, já que as redes de telecomunicações também sofreram com o mau tempo. A Conexis Brasil, sindicato que representa grandes empresas de telecomunicações, confirmou o problema.
De acordo com o site Tele.Síntese, Claro e TIM foram as operadoras mais impactadas, especialmente em regiões que seguem sem eletricidade.
Nossos vídeos em destaque
As rajadas de vento duraram por horas, derrubaram árvores e geraram voos cancelados no Aeroporto de Congonhas. A maior velocidade registrada foi de 98,1 quilômetros por hora (km/h) no bairro Lapa.
A Conexis Brasil Digital informou que o impacto no sinal de internet móvel e telefonia é localizado e ocorre principalmente em áreas afetadas por falta de energia.
)
“As empresas associadas à Conexis Brasil Digital informam que clientes de algumas regiões da cidade de São Paulo podem ainda enfrentar instabilidade nos serviços de telecomunicações devido à ventania que atinge a cidade, causando quedas de árvores e o desabastecimento da rede de energia por tempo prolongado. Equipes seguem atuando para restabelecer o serviço no menor tempo possível, assim que os pontos afetados sejam liberados e a energia restabelecida pela concessionária.", disse a entidade em nota enviada ao TecMundo.
A Enel, empresa fornecedora de energia elétrica, informou que cerca de 1,4 milhão de clientes ainda estão sem eletricidade no estado e na capital paulista. A queda no fornecimento afetou diretamente o funcionamento de antenas e infraestrutura de telecomunicações.
No site DownDetector, houve um pico de queixas envolvendo Claro, TIM e Vivo. Usuários relataram instabilidade tanto na internet móvel quanto em conexões de fibra óptica ao longo da tarde da quarta-feira (10).
)
Quanto à TIM, a Anatel explicou que os problemas de conexão estão diretamente relacionados às interrupções de energia. “Tivemos comunicação sobre alterações na rede da TIM, justamente por conta de falta de energia. Entretanto, não é algo de grande impacto até agora e as equipes já estão em atuação para normalização”, disse a agência.
A Claro, por outro lado, foi a mais prejudicada. A empresa registrou instabilidade em todas as áreas que permanecem sem energia e mantém equipes em campo para restabelecer os serviços o quanto antes. O pico de reclamações aconteceu às 21h27, acumulando 185 queixas.
Reclamações também aparecem nas redes sociais
As reclamações em relação aos problemas e instabilidade do 5G também se acumulam nas redes sociais. Confira, abaixo, alguns relatos sobre o assunto:
)
)
)
)
Para acompanhar mais atualizações sobre serviços de telecomunicações, clima e impactos na tecnologia, siga o TecMundo nas redes sociais e fique sempre por dentro do que acontece no Brasil e no mundo.
)
)
)
)
)
)
)