menu
Tecmundo
Internet

Marco Civil da Internet deve ser votado até o final de agosto

Mesmo em meio a polêmicas, texto deve ser avaliado em breve pelos membros da Câmara dos Deputados.

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

13/08/2013, às 12:07

Marco Civil da Internet deve ser votado até o final de agosto

Fonte:

Imagem de Marco Civil da Internet deve ser votado até o final de agosto no site TecMundo

Deputado Alessandro Molon (Fonte da imagem: Reprodução/Molon.com.br)

Apesar de apresentar diversas polêmicas, o Marco Civil da Internet deve ser votado na Câmara ainda em agosto. É o que garante o relator do projeto, deputado Alessandro Molon (PT-RJ), mesmo levando em consideração as discussões relacionadas a alguns dos pontos centrais do projeto.

Entre os pontos em discussão está o pedido das companhias de telecomunicação que querem que o texto permita a oferta de pacotes personalizados de assinatura. Com isso, os consumidores poderiam pagar taxas menores para acessar somente serviços básicos, como alguns sites específicos e sua caixa de entrada de emails.

“Poderíamos ter pacotes para fins diferentes, que consumiriam muito menos banda. Dar acesso mais barato que atendesse às necessidades do cliente”, afirmou o diretor da SindiTelebrasil, Alex Castro. Esse tipo de opção, ausente no Brasil, é visto por muitas empresas como uma forma de desafogar o fluxo da internet nacional.

Neutralidade da rede

O deputado relator do projeto rejeita a proposta, já que considera que ela infringe o princípio básico do marco, que é a neutralidade da rede. Essa diretiva estabelece que as companhias que controlam a infraestrutura da rede não podem interferir na maneira como ocorre o fluxo das informações que passam por ela.

“Isso não está na proposta e não há qualquer possibilidade de ser aceito no texto. A única sugestão feita pelo governo seria deixar claro que o Marco Civil não proíbe a venda de velocidades diferentes e pacotes com franquias de dado”, afirmou Molon. Caso seja aprovado pela Câmara de Deputados, a proposta deve seguir para o Senado para só depois passar por uma possível sanção presidencial.



Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.