menu
Logo TecMundo
Internet

Velocidade média da internet brasileira cresceu em 19% no último ano

Estudo State of the Internet da Akamai mostra que o país ainda está na 73ª colocação em matéria de qualidade de conexões oferecidas aos consumidores

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

28/01/2014, às 14:21

Velocidade média da internet brasileira cresceu em 19% no último anoFonte:

Imagem de Velocidade média da internet brasileira cresceu em 19% no último ano no site TecMundo

(Fonte da imagem: Reprodução/Akamai)

A última edição do estudo “State of the Internet”, conduzido pela Akamai, mostra que a velocidade das conexões disponíveis no Brasil cresceu em 19% no último ano. No entanto, apesar desses avanços, o país ainda tem muitos desafios a enfrentar nesse sentido, já que a velocidade média local (2,6 Mbps) ainda está abaixo da média global, que é de 3,7 Mbps.

O estudo mostra um cenário muito positivo para os serviços oferecidos nas Américas: entre os países analisados, somente a Costa Rica testemunhou um crescimento inferior a 10% na relação entre a análise feita dos mesmos trimestres de anos diferentes. O país que testemunhou o maior crescimento anual foi o Equador, cuja velocidade média de conexão aumentou em 53% em relação a 2012.

Apesar de positivo, o resultou brasileiro se mostrou inferior àquele obtido por outros países, o que resultou em uma queda na posição que o país ocupa no quesito picos de conexão. Atualmente, o Brasil está na 73ª colocação do ranking com uma velocidade máxima de 16,7 Mbps — valor que fica abaixo da conexão média da Coreia do Sul, que é de 22,1 Mbps.

Coreia do Sul lidera os rankings globais

Segundo a Akamai, a Coreia do Sul atualmente é o país com a melhor infraestrutura de internet do mundo, só perdendo no quesito “maior velocidade alcançada” para Hong Kong. 70% das conexões locais possuem uma velocidade igual ou superior a 10 Mbps, sendo que o pico máximo alcançado é de 63,6 Mbps.

No quesito “velocidade média”, a pesquisa mostra a seguinte ordem de classificação:

  1. Coreia do Sul: 22 Mbps
  2. Japão: 13,3 Mbps
  3. Hong Kong: 12,5 Mbps
  4. Holanda: 12,5 Mbps
  5. Suíça: 11,6 Mbps
  6. República Checa: 11,3 Mbps
  7. Látvia: 11,1 Mbps
  8. Estados Unidos: 9,8 Mbps
  9. Bélgica: 9,7 Mbps
  10. Irlanda: 9,6 Mbps

Aumento das conexões móveis

A transição cada vez maior para o mundo mobile teve repercussões importantes: dados obtidos pela Ericsson mostram que há mais de 1 mil redes disponíveis nos mais de 180 países analisados, cujo tráfico médio de informações cresceu 80% no último ano. Infelizmente, o estudo não mostra a quantidade de banda reservada a diferentes atividades, o que impede obter informações precisas sobre o streaming de conteúdos e o acesso a páginas da internet.

(Fonte da imagem: Reprodução/Akamai)

Durante o último trimestre de 2013, a velocidade média das conexões mobile variaram entre 0,6 Mbps e 9,5 Mbps, sendo que somente das 18 operadoras analisadas conseguiram fornecer um serviço acima da média a seus clientes. No Brasil, que registrou uma média de 1,4 Mbps, o estudo mostrou que, em geral, é duas vezes mais rápido carregar uma página através de conexões tradicionais do que através de aparelhos portáteis.

O relatório completo foi disponibilizado para download através do sistema Scribd. Clique aqui para acessá-lo e conferir todos os detalhes da pesquisa, incluindo os critérios utilizados (documento PDF totalmente em inglês).



Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.

local_mall

Ofertas TecMundo

Atualizado há 1 dia