Com o avanço da tecnologia e velocidades de internet cada vez maiores, é normal que em pouco tempo o disco rígido esteja completamente cheio com arquivos dos mais diversos tipos.
A primeira coisa que vem na cabeça quando isso acontece é excluir os dados desnecessários. Infelizmente, isso nem sempre é fácil, principalmente quando não queremos nos desfazer de informações antigas.
Mas saiba que arquivos duplicados podem existir no seu computador. Identificá-los e apagá-los pode ser uma ótima forma de liberar espaço em disco, deletando apenas as cópias dos dados originais.
Um ótimo programa para encontrá-los é o Duplicate Cleaner, que faz uma busca rápida nas pastas escolhidas e identifica todos os dados duplicados, mostrando informações sobre eles e ajudando a decidir quais devem ser excluídos.
Pré-requisitos
Programa Duplicate Cleaner
Encontrando e excluindo arquivos duplicados
1) Após instalar o Duplicate Cleaner, abra-o e selecione o idioma “Português do Brasil” para facilitar o uso.
)
2) Na tela principal, o campo “Local para pesquisar” definirá em quais pastas a busca será feita. Pelo campo da esquerda você navega pelas pastas do computador e, clicando na seta azul, adiciona a pasta à lista de buscas.
)
Se precisar excluir alguma pasta da lista de buscas, basta clicar no “X” vermelho.
3) Para pesquisar arquivos em geral, utilize o campo “Pesquisar Arquivo”. Em “Filtro de arquivos” (1) você escolhe quais extensões de arquivos serão procuradas. Se não souber quais colocar, pode adicionar uma categoria pelo botão “Selecione”.
)
Então, escolha os critérios para os arquivos duplicados em “Encontrar arquivos com:” (2), você pode escolher quantos preferir. Também é possível definir o tamanho máximo e mínimo do arquivo (3).
4) Se o objetivo for encontrar músicas duplicadas, o campo “Pesquisar Música” deve ser usado. Também é possível definir os critérios das musicas que serão pesquisadas.
)
5) Quando todas as opções estiverem configuradas, basta clicar no botão “Iniciar” para que o programa comece a procurar pelos arquivos duplicados.
)
- Leia também: Como tirar o Yahoo do Google Chrome?
Dependendo da quantidade de pastas escolhidas para a busca, ela pode demorar alguns minutos para verificar todos os dados. Quando o processo termina, uma tela informa quantos arquivos foram encontrados e quantos deles são cópias.
)
6) A seguir, uma lista com os arquivos duplicados é exibida. Note que eles estão separados por grupos, facilitando a visualização de quantas cópias existem para cada um.
)
- Leia também: Anatel alerta governo federal sobre os riscos de centralizar data centers em grandes cidades
7) Para apagar os arquivos duplicados, marque a caixa de seleção na frente dos dados que serão excluídos e em seguida clique no botão “Excluir Marcados”. Lembre-se de deixar pelo menos um em cada grupo sem a marcação.
)
8) Na última tela, é possível selecionar se eles vão para a lixeira ou serão apagados diretamente (1). Para finalizar, clique no botão “Excluir arquivos”.
)
- Leia também: Como jogar o jogo da velha com o Google?
.....
Em nossos testes, conseguimos liberar 27 MB de espaço apenas apagando dados duplicados de texto. Um número considerável para esse tipo de arquivo, que geralmente é muito pequeno.
Realizar o processo regularmente pode resolver o problema de pouco espaço livre no disco rígido e, ao mesmo tempo, evitar que dados importantes sejam excluídos.
)