Se você trabalha em um laboratório, é provável que já tenha usado algum recipiente com um vidro feito de Quartz. No entanto, o que torna estes objetos tão duráveis é exatamente o que os faz tão difícil de moldá-los. Um fotógrafo chamado de Chris New, visitou o laboratório de Schenectady e tirou fotos de todo o processo de molde dos vidros em tubos de ensaio.
)
Estes vidros conseguem aguentar todo tipo de temperatura além de reações químicas das mais adversas. Isso tudo porque eles são feitos de quartzo fundido sem a adição de nenhum outro elemento, ou seja, eles são feitos de cristal puro que exigem temperaturas extremamente altas para serem moldados, em torno de 1.600 graus célsius.
)
Assim como vidro comum, enquanto aquecidos você deve girá-lo para dar forma a eles. Sempre usando um equipamento de proteção dado o a proximidade ao vidro incandescente. As fotos de Chris foram transformadas em belos GIFs que ajudam a dar ideia de como funciona o processo de fabricação destes tubos.
)
É preciso muita coragem para ficar ao lado destes aparelhos apenas com uma camiseta polo. Chris New, o fotógrafo do projeto, apresenta uma excelente composição de quadros ao retratar o processo em movimento, em cima de uma reprodução estática do funcionário trabalhando.
)
)