menu
Logo TecMundo
Celular

3D sem óculos se torna uma realidade no iPad 2

Câmera frontal do tablet detecta a posição do usuário e modifica os elementos da tela conforme ocorrem movimentos.

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

schedule12/04/2011, às 08:05

Os pesquisadores franceses Jeremie Francone e Laurence Nigay, do Laboratório de Informática do Grupo de Pesquisa EHCI, desenvolveram um método para reproduzir imagens em 3D na tela do iPad 2 sem o auxílio de qualquer dispositivo adicional.

Através de um software próprio, a câmera frontal do tablet se transforma em um sensor de movimentos semelhante ao Kinect. Conforme o usuário movimenta a cabeça, fica a sensação de que os elementos da tela também se mexem e ganham profundidade, conforme o ângulo de visualização.

Embora o efeito não ofereça elementos saltando da tela como o 3D exibido nas salas de cinema, a novidade pode ter aplicações interessantes nos mais diversos tipos de aplicativos. Os principais beneficiados devem ser os jogos para iOS, que devem ganhar novos esquemas de jogabilidade, capazes de aproveitar o efeito.

Outras possibilidades incluem projeções tridimensionais de projetos construídos em softwares de arquitetura ou até mesmo uma página inicial tridimensional, conforme exibido no vídeo divulgado pelos desenvolvedores. Até o momento, não há previsão de quando a invenção será liberada para uso geral entre os donos do iPad 2.



Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.

local_mall

Ofertas TecMundo

Atualizado há 1 dia