menu
Tecmundo
Celular

Processador A6 do iPhone 5 possui 1 GB de RAM fabricada pela Samsung

Novo processador do smartphone é baseado em uma arquitetura ARM desenvolvida pela própria Apple que não segue o padrão Cortex A15.

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

17/09/2012, às 05:54

(Fonte da imagem: Reprodução/AnandTech)

Apesar de a Apple ainda fazer mistério sobre as especificações do chip A6 presente no iPhone 5, alguns sites já começaram a investigar o novo hardware. Segundo o AnandTech, a novidade desenvolvida em Cupertino conta com 1 GB de RAM, além de apresentar uma largura de banda para picos de memória 33% maior do que o processador do iPhone 4S.

Ao examinar o código alfanumérico da memória, o site descobriu que ela foi produzida pela Samsung. Ao todo, o smartphone emprega dois chips DRAM de 512 MB com velocidade de operação de 1066 MHz — prova de que grande parte da potência do aparelho é possibilitada pela tecnologia da empresa sul-coreana.

A6: mais Apple, menos ARM

Outra descoberta interessante feita pelo AnandTech é o fato de que o processador A6 possui características que o tornam mais uma criação da Apple do que da ARM. Exemplo disso é o fato de que o novo chip não é baseado na arquitetura Cortex A15, empregada por companhias como a Texas Instruments no desenvolvimento de novos hardwares.

“Baseado em várias investigações feitas nos últimos dias e conversas com as pessoas certas, confirmei que o A6 da Apple é baseado em um núcleo ARM desenvolvido pela própria empresa, e não no Cortex A15”, afirma o repórter Anand Shimpi. Essa notícia deve se mostrar especialmente preocupante para a Intel, responsável por fornecer as CPUs usadas nos MacBooks.

Caso a empresa de Cupertino se mostre bem-sucedida em criar uma linha de processadores forte e econômica, não deve demorar até que ela passe a empregá-los em produtos que vão além do iPhone e do iPad. Teoricamente, processadores como o A5 e o A6 poderiam ser usados sem problemas em dispositivos como o MacBook Air, situação que se mostraria bastante vantajosa para a organização da Maçã.

Fonte: AnandTech



Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.