menu
Logo TecMundo
The BRIEF

Lenovo faz recall de mais de 500 mil cabos que podem estar superaquecendo

A peça acompanha notebook que foram vendidos pela empresa entre o começo de 2011 e a metade de 2012, e os clientes poderão fazer a troca do item defeituoso gratuitamente

schedule11/12/2014, às 11:33

Fonte: CPSC

Imagem de Lenovo faz recall de mais de 500 mil cabos que podem estar superaquecendo no site TecMundo

Você acha que celulares são os únicos eletrônicos a pegar fogo ou explodir esporadicamente, causando o pavor de quem dorme com o aparelho debaixo do travesseiro? Os notebooks também estão bastante sujeitos a erros de projeto ou defeitos de bateria, que podem provocar acidentes com o produto, mas, desta vez, o problema envolve um simples cabo de força. Está sendo feito um recall da Lenovo de mais de 500 mil desses itens, devido a relatos de uma série deles ter superaquecido, derretido ou queimado.

A empresa chinesa precisou tomar a decisão após incidentes envolvendo o cabo de modelo LS-15 terem sido reportados por consumidores fora dos Estados Unidos. O recall atinge a peça que é acoplada ao adaptador de energia e vai até a tomada, presente em diversos modelos de notebook vendidos pela Lenovo entre fevereiro de 2011 e junho de 2012 – embora os computadores portáteis da série Lenovo IdeaPad pareçam ser os mais afetados.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

undefined

“Para garantir que todas as diretrizes de segurança estejam sendo seguidas, solicitamos que pare de usar qualquer cabo de energia afetado”, é o pedido feito na página da Lenovo, visando evitar acidentes mais graves com o item defeituoso. O site da companhia oferece todas as informações necessárias para que seus clientes identifiquem se estão com a peça em questão, mostrando fotos e dados como número de série e quais produtos especificamente podem sofrer com o problema.

O mesmo link pode ser usado para fazer o cadastro para a troca gratuita da peça, se o consumidor perceber que o cabo de força adquirido faz parte do recall. “Infelizmente os Centros de Serviço e Assistências Técnicas no Brasil não poderão trocar o seu cabo de energia diretamente. O procedimento deve ser feito por meio do site”, informa a empresa na seção de Perguntas Frequentes, o que vai fazer com que você tenha que esperar alguns dias até receber o produto da Lenovo e poder recarregar o seu notebook.

Vale lembrar que o cabo de energia LS-15 já teve outro recall por conta de defeitos em peças que acompanhavam notebook da HP e Compaq, quando 6 milhões deles precisaram ser trocados por todo o mundo.