menu
Tecmundo
Segurança

Ransomwares programados em Swift estão mirando MacOS

Mesmo após pagar o ransomware, os arquivos não são liberados, então tome cuidado

Avatar do(a) autor(a): Felipe Payão

17/03/2017, às 09:13

Ransomwares programados em Swift estão mirando MacOS

Fonte:

Imagem de Ransomwares programados em Swift estão mirando MacOS no tecmundo

Os ransomwares estão nas categorias de malwares mais perigosos e, para a infelicidade dos usuários do MacOS, algumas versões de ransomwares programadas em Swift, a nova linguagem da Apple, já estão soltas e mirando computadores. Uma delas se chama "Patcher" e está escondida em arquivos de sites que compartilham torrents para download.

Nem pagando os arquivos são liberados

A ESET, que encontrou o ransomware, postou todos os detalhes de como ele funciona no próprio blog. Como você vai checar nas imagens, os cibercriminosos simularam a aparência do vírus como produtos Microsoft Office ou aplicativos da Adobe Creative Cloud.

Assim que o ransomware é aberto no MacOS, os arquivos do computador são encriptados — ou seja, bloqueados — e o documento exige um pagamento em bitcoins para a liberação. Acontece que, mesmo após pago, os documentos não são liberados, segundo a ESET.

Veja nas imagens:

undefinedArquivo ransomware

Página inicial do ransomware

undefinedApós o download



Felipe Payão é jornalista, editor-chefe do TecMundo e especialista em cibersegurança com foco em cibercrime há 11 anos. Payão possui três prêmios especializados: ESET Jornalismo Segurança da Informação América Latina, Comunique-se 2021 e Especialistas da Comunicação.