menu
Tecmundo
Segurança

Novo golpe usa mensagem SMS para instalar malware no seu celular

Disfarçada de premio de 200 dólares em compras na loja da Amazon, vírus já atingiu dezenas de países em menos de duas semanas

04/03/2015, às 11:29

Novo golpe usa mensagem SMS para instalar malware no seu celular

Fonte: AdaptiveMobile

Imagem de Novo golpe usa mensagem SMS para instalar malware no seu celular no site TecMundo

A AdaptiveMobile acaba de descobrir um novo malware que está infestando diversos smartphones pelo mundo, em um surto que tem crescido a uma velocidade alarmante.

O vírus, de nome “Gazon”, utiliza o mais velho dos truques para infectar as vítimas: a ingenuidade dos donos dos aparelhos. A ideia por trás dele é surpreendentemente simples. Usando os contatos de seu aparelho, o malware envia mensagens para outras pessoas e, no melhor estilo de um Spam, diz que elas foram premiadas com um cartão-presente da Amazon.

Acessando o link da mensagem, você é levado para uma página de download que supostamente permite instalar o app com o prêmio de US$ 200 – ao baixar o item, no entanto, você apenas está instalando o arquivo malicioso no celular. Executar o aplicativo apenas leva a pessoa a uma pesquisa; esta, por sua vez, abre mais páginas de Spam e propagandas, gerando mais lucros para o dono do malware enquanto a vítima não ganha nada.

undefinedPágina falsa de download do Gazon

Como dito antes, o vírus não se limita a isso, apenas. Ele também rouba todos os seus contatos, e usa seu número para espalhar o malware para outros. Para complicar um pouco mais o caso, parece que nenhum antivírus do mercado é capaz de detectar o arquivo malicioso, sendo que até mesmo serviços como o Virus Total não indicaram qualquer perigo.

Surto de infecção

Embora utilize um método simples e bem conhecido, não foram poucos aqueles que caíram no truque. Segundo a AdaptiveMobile, o Gazon teve origem nos EUA, no dia 25 de fevereiro, e já infectou milhares de dispositivos móveis em mais de 30 países diferentes (incluindo Canada, Reino Unido, França, Índia, Coreia, México, Austrália e Filipinas).

Vale notar também que as mensagens SMS não foram o único meio de propagação: páginas de Facebook e email também foram usadas para propagar o malware. O SMS foi o método principal de transmissão em 99% dos casos, no entanto.

undefinedAo instalar o app, o malware se disfarça de um aplicativo da Amazon

Infelizmente, por enquanto, não há notícias sobre uma solução para o problema gerado por eles. Mas ao menos a solução para evitar o problema continua sendo simples: se você receber um prêmio que parece bom demais para ser verdade, provavelmente é porque ele é bom demais para ser verdade.