Recentemente, durante a Computex 2015, a MediaTek anunciou dois novos produtos para o seu portfólio: os chipsets MT7623 e MT7683, ambos voltados para o uso em gateways focados no desenvolvimento da Internet of Things (IoT) e das casas inteligentes.
As novas plataformas quad-core CA7 da companhia taiwanesa podem suportar roteadores 4x4 11ac, hotspots WiFi e roteadores de mídia utilizando OpenWrt. Um dos destaques desses componentes é que eles contam com a tecnologia TRGMII, a qual visa permitir o tráfego bidirecional entre redes WLAN e LAN e assim promover uma experiência de conexão mais veloz.
O MT7623 e o MT7683 suportam vários dos principais padrões que estão sendo estabelecidos para a IoT e, de acordo com a MediaTek, são os primeiros gateways do mundo a aceitar que equipamentos com padrões diferentes destinados e esse conceito revolucionário de conectividade trabalhem juntos nas “smart houses”.
As novidades da companhia serão capazes de operar em conjunto com o MT7687, que é o primeiro chipset ARM Cortex M4 para IoT da MediaTek, incluindo um mecanismo de segurança aprimorado.
)
Aliás, conforme informado pela empresa, esses novos produtos suportam os recursos de segurança mais recentes para uma experiência sem fio rápida e segura. Mais do que isso, a MediaTek está trabalhando com empresas de software de segurança, como a Trend Micro. A ideia é oferecer uma gestão abrangente de segurança para todos os equipamentos relacionados à IoT, de gateways a periféricos.
Tanto o MT7623 quanto o MT7683 suportam conteúdo de várias formatos e fontes: sonoro e visual através de cabo ou Bluetooth; de equipamentos portáteis através de BLE; de dispositivos móveis através de WiFi; além de conexões via NFC. É assim que eles podem servir como hub central de comunicação para os eletrodomésticos das casas inteligentes. Com isso, um dispositivo pode ajudar a controlar vários outros, desde a segurança domiciliar até a iluminação e a temperatura.
Seja para suporte comercial ou domiciliar, o MT7623 pode oferecer um serviço de banda larga de até 2 Gbps. Por sua vez, o MT7683 se diferencia por contar com a GPU Mali 450 e HDMI/MIPI para exibir o status de equipamentos IoT conectados através de uma TV, por exemplo. Confira abaixo um resumo fornecido pela MediaTek das principais características desses chipsets.
MT7623
- Baixo consumo de energia 4x4 AP com potente Quad 1,3 GHz CA7 habilitado com DVFS;
- Variadas configurações de I/O: SwitchGbE de 5 portas com 5UTP, PCIe, USB3, USB2, SDIO, SPI, PWM, etc;
- WiFi Sniffer embutido e função de varredura de segundo plano para impulsionar o MT7615 4x4 11ac na maior velocidade;
- BT 4.1/BLE embutido para conectar caixas de som BT e aparelhos vestíveis;
- Mecanismos de hardware em 2,5 Gbps: NAT + QoS + SFQ;
- Mecanismo criptográfico para VPN de 1 Gbps.
MT7683
- Gateway IoT de baixo consumo de energia com potente Quad 1.3 GHz CA7 habilitado com DVFS;
- Variadas configurações de I/O: HDMI, MIPI, PCIe, USB3, USB2, SDIO, SPI, PWM, ADC, DAC, IR Rx, PCM e RGMII + TRGMII;
- Primeiro roteador AP do mundo com suporte HDMI/MIPI, saída 1080p/60 fps e touch-panel de 720p;
- BT 4.1/BLE embutido para conectar caixas de som BT e aparelhos vestíveis;
- Mecanismos de hardware a 2,5 Gbps: NAT + QoS + SFQ;
- Mecanismo para VPN criptográfico de 1 Gbps.
De acordo com a MediaTek, o MT7623 e o MT7683 estarão disponíveis para as fabricantes a partir do terceiro trimestre de 2015. Com isso, a expectativa da companhia é que soluções comerciais apareçam nas lojas até o fim de deste ano.
O TecMundo esteve na Computex 2015 a convite da MediaTek.
)