menu
Tecmundo
The BRIEF

Apple vai ter que pagar R$ 986 milhões por quebra de patente da VirtnetX

Processo relacionado a tecnologias usadas pelo aplicativo FaceTime vai ser levado à Corte de Apelações de Washington

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

03/10/2016, às 07:34

No último sábado (dia primeiro), um júri condenou a Apple a pagar US$ 302,4 milhões (R$ 986 milhões) à VirnetX Holding Corp por violar patentes pertencentes à companhia. A questão está relacionada a tecnologias implementadas no sistema de conversas FaceTime, sendo que esta não deve ser a última etapa da disputa, que agora vai ser levada à Corte de Apelação em Washington.

Fundada por membros da Science Applications International Corp (SAIC), a VirnetX é uma empresa especializada em tecnologias de comunicação. No entanto, sua principal atividade é como uma “troll de patentes” que tira a maior parte de seu lucro licenciando soluções e processando outras companhias — além da Apple, ela já atuou contra nomes como Microsoft e Cisco no passado.

em 2010, a Apple foi condenada a pagar US$ 382,2 milhões

Essa é a terceira vez que as duas companhias se enfrentam nos tribunais: em 2010, a Apple foi condenada a pagar US$ 382,2 milhões (R$ 1,2 bilhão) pela quebra de quatro patentes, em um processo que posteriormente foi anulado pela corte de apelações. Em um segundo julgamento, a Companhia da Maçã foi condenada a pagar US$ 625,6 milhões (R$ 2 bilhões) pela quebra de patentes relacionadas ao FaceTime e ao iMessage.

A Corte de Apelações de Washington vai examinar o caso sob dois pontos de vista distintos para determinar se a VirnetX está correta em seu novo processo. A decisão só deve surgir após a análise de possíveis violações em registros feitos no Escritório de Patentes e Marcas Registradas dos Estados Unidos e na Corte Distrital do Texas — algo que ainda não tem data prevista para acontecer.



Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.