Dinheiro não traz felicidade. Ao menos, não necessariamente no trabalho. Um levantamento realizado com mais de 400 mil trabalhadores nos EUA aponta que planos de carreira e a gestão justa das promoções são os fatores que mais motivam as pessoas a trabalhar duro. Ter a chance de avançar na carreira faz com que as pessoas estejam duas vezes mais dispostas a se doarem no trabalho e planejarem um futuro de longo termo em suas companhias.
Tem mais! Um sistema que realmente premia o esforço é responsável por fazer com que os colaboradores acreditem (até cinco vezes mais) nas ações de seus líderes. A pesquisa foi divulgada pela Harvard Business Review nesta semana. O levantamento foi realizado durante todo o ano de 2017 e contou com a participação de colaboradores das empresas do Top 100 de melhores lugares para trabalhar da Fortune.
O reconhecimento compensa
De acordo com os dados levantados pela HBR, a recompensa para esse tipo de liderança é impressionante: nessas empresas, os retornos de ações são quase três vezes a média do mercado, a rotatividade cai para metade quando comparada à dos concorrentes, e as métricas de inovação, produtividade e crescimento superam de forma consistente os rivais.
Entre as "top 100", 75% dos funcionários acreditam que as promoções são dadas para quem merece. Esse feedback pode parecer alto, mas é o terceiro mais baixo dos 58 itens avaliados. Ou seja, mesmo nesse ambiente, as promoções são um componente bastante subjetivo.
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Isso acontece porque esse reconhecimento é, ao mesmo tempo, orientado por um relacionamento e um indicador importante de quão bem as ações dos líderes se alinham aos valores declarados da empresa. Uma promoção com processo sólido pode ajudar a descobrir potencial nos colaboradores, além de motivar a equipe.
Fica a dica: o que os líderes e as companhias dizem importa muito. Mas, para os colaboradores, o que eles fazem tem impacto ainda maior.
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