menu
Logo TecMundo
The BRIEF

Telescópio espacial Kepler é aposentado e dá “adeus” à Terra

NASA lançou comandos para desconectar a comunicação da sonda, que está no espaço há quase 10 anos

Avatar do(a) autor(a): Mateus Mognon

19/11/2018, às 15:20

Telescópio espacial Kepler é aposentado e dá “adeus” à TerraFonte:

Imagem de Telescópio espacial Kepler é aposentado e dá “adeus” à Terra no tecmundo

A agência espacial dos Estados Unidos, NASA, anunciou que deu “boa noite” para a sonda Kepler, que está no espaço desde 2009. Os engenheiros espaciais responsáveis pelo telescópio enviaram os últimos comandos para a nave e desligaram todas as formas de comunicação com a Terra.

De acordo com a NASA, os comandos de “boa noite” foram enviados no dia 15 de novembro, data que marca o aniversário de morte do astrônomo alemão Johannes Kepler, que dá nome ao telescópio espacial. As informações já foram recebidas pela sonda, que agora está “sozinha” e sem combustível no espaço.

“A equipe de Kepler desativou os modos de segurança que poderiam inadvertidamente ligar novamente os sistemas e interromperam as comunicações desligando os transmissores.”, explicou a NASA em comunicado. “Como a espaçonave está girando devagar, a equipe do Kepler precisou calcular cuidadosamente os comandos para que as instruções chegassem à espaçonave durante os períodos de comunicação viável.”

Segundo os responsáveis pelo telescópio, o Kepler foi integralmente desativado em uma órbita segura e que fica a cerca de 94 milhões de quilômetros da Terra. Ainda assim, a equipe vai ficar de olho na sonda por mais um tempo para garantir que tudo está saindo como planejado. “A equipe irá monitorar a espaçonave para garantir que os comandos sejam bem-sucedidos.”

A sonda espacial Kepler foi lançada no ano de 2009, quase 10 anos atrás, e foi a primeira missão da NASA com o objetivo de “caças planetas” parecidos com a Terra e que tivessem zonas capazes de suportar vida. Durante sua jornada, a espaçonave descobriu mais de 2.600 exoplanetas fora do nosso sistema solar.

O processo de “aposentadoria” da Kepler começou em outubro, quando o telescópio espacial ficou sem combustível e atingiu um estágio de desgaste que não garantia a continuação da missão de encontrar novos planetas.



Mateus Mognon é jornalista formado pela UFSC com mais de 10 anos de experiência no mercado online. Editor no site do TecMundo, gerenciando os cadernos do Voxel (games) e do Minha Série (entretenimento).

local_mall

Ofertas TecMundo

Atualizado há 1 dia