menu
Logo TecMundo
The BRIEF

Motorola e Samsung disputam setor de celulares da América Latina

Segundo relatório da Counterpoint, marcas sofrem com escassez de chips e várias encolheram em 2021

Avatar do(a) autor(a): Nilton Cesar Monastier Kleina

schedule30/11/2021, às 10:00

Motorola e Samsung disputam setor de celulares da América LatinaFonte:  Counterpoint Research 

Imagem de Motorola e Samsung disputam setor de celulares da América Latina no tecmundo

O mercado de smartphones da América Latina segue com duas marcas disparadas na liderança, mas apresenta também uma empresa em crescimento e vários obstáculos que atingem todo o setor. Esses são alguns dos apontamentos da Counterpoint Research, que divulgou um estudo sobre o desempenho do setor na região durante o terceiro trimestre de 2021.

De acordo com o relatório, o mercado melhorou 0,7% em relação ao mesmo período do ano passado e 3,1% em relação ao trimestre anterior de 2021. 

O crescimento até poderia ser maior, porém alguns fatores externos reduziram as vendas e a fabricação em volume — seja o fechamento temporário de fábricas por causa da covid-19 ou, especialmente neste período, a escassez de chips que afeta toda a indústria e ainda deve durar ao menos todo o ano que vem.

Como está o mercado?

Como mostra o gráfico do estudo, a Samsung ainda é a líder na América Latina, principalmente por bom desempenho em regiões como Brasil, Argentina e México.

O gráfico que compara o desempenho em 2020 (cores claras) e 2021 (escuras).O gráfico que compara o desempenho em 2020 (cores claras) e 2021 (escuras).

A Motorola apresentou um crescimento importante para se distanciar da Xiaomi, que dobrou a presença em relação ao ano passado e mira a vice-liderança em vários países, apesar do pouco tempo de presença na região.

Outras empresas que se destacam são vivo, ZTE e Oppo — estas duas últimas com uma fatia de mercado maior que a Apple na América Latina, mesmo sem representação oficial em um mercado volumoso como o brasileiro.

Já a lista "Outros" é formada principalmente por fabricantes nacionais e de menor porte, sendo a mais impactada pela crise dos semicondutores. 

O estudo completo pode ser visto na página da Counterpoint Research.

info
Essa matéria não é patrocinada, mas contém links de parceiros. O TecMundo pode ganhar comissão pelas vendas geradas por meio desses links. Reiteramos nosso compromisso em indicar apenas produtos e promoções curados e selecionados pelos nossos especialistas, sempre levando em consideração a experiência dos nossos leitores.
mystery
Sempre verifique códigos e descontos. Lojas e marcas podem alterar ou encerrar ofertas a qualquer momento.


Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.

local_mall

Ofertas TecMundo

Atualizado há 1 dia